
XI Edição dos Jogos da UEM prometem dinamizar o desporto universitário
Já decorrem, na máxima força, as partidas referentes a XI Edição dos Jogos da UEM que prometem dinamizar o movimento desportivo universitário, entre os dias 19 e 26 de Julho corrente. O pontapé inicial foi dado pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior.
Ao todo, estão envolvidas, no certame, 27 equipas e 600 estudantes do ensino superior, provenientes das faculdades e escolas da UEM, incluindo aquelas localizadas fora da cidade de Maputo, e ainda instituições convidadas que, durante uma semana, vão competir nas modalidades de futsal, futebol de 11, andebol e basquetebol.
Sob o lema “Desporto Universitário, celebrando 50 anos da Independência de Moçambique”, os jogos da UEM constituem uma plataforma de promoção do desporto universitário, reforço da convivência intercultural, inclusão e socialização entre estudantes de diferentes instituições e regiões do país.
Procedendo à abertura oficial, o Reitor da UEM explicou que os jogos desta edição decorrem num contexto em que a universidade aposta forte no desporto não apenas como modalidade, mas como um elemento importante para a construção e crescimento dos jovens universitários, apelando para que se utilizem as competições desportivas para reforçar os laços de irmandade e fraternidade que o ambiente desportivo proporciona.
Todavia, reafirmou o compromisso institucional para que os Jogos da UEM façam parte das actividades da instituição que dirige, não apenas como uma componente da formação dos estudantes, mas como parte das actividades extracurriculares.
O Reitor augura que, durante as competições, os atletas tenham discernimento para deixar de lado as diferenças que os separa em campo e reconheçam que pertencem a uma mesma instituição de ensino superior e que todos estão a trabalhar, não apenas para o crescimento da UEM, mas de todo um país. “Fico feliz em ver rapazes e meninas empenhadas na dinâmica da competição”, disse.
Agradeceu o apoio dos parceiros na criação de condições para a realização do certame e apelou ao desportivismo e o espírito de “fair play”, de modo a se evitar qualquer tipo de violência durante as partidas.
Na sequência, a Presidente do Comité Organizador do Jogos da UEM, Lic.Lurdes Munguambe, agradeceu, particularmente, as escolas de fora da Cidade de Maputo, o esforço concedido para garantir a sua participação na prova através do envio das respectivas delegações.
Garantiu estarem criadas condições para que as competições decorram num ambiente de grande harmonia e cooperativismo entre os atletas.