
UEM distingue melhores funcionários
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) distinguiu, esta Quarta-feira, 26 de Junho, os seus melhores funcionários, em reconhecimento pelo empenho e dedicação demonstrados na materialização dos objectivos institucionais ao longo do ano.
Ao todo, 44 técnicos, de entre os quais agentes de limpeza, técnicos laboratoriais, motoristas, gestores de bibliotecas e técnicos administrativos, foram homenageados, numa cerimónia que decorreu no âmbito das celebrações do Dia da Função Pública, assinalado a 23 de Junho sob o lema: “Melhorar a flexibilidade e resiliência das instituições públicas para alcançar uma governação equitativa e responder às lacunas históricas na prestação de serviços.”
No seu discurso, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou o papel fundamental dos funcionários na sustentação do ensino, da investigação, da extensão e da inovação, pilares centrais da missão universitária. Sublinhou que o desempenho técnico-administrativo é a espinha dorsal que sustenta a excelência académica, e que o reconhecimento público visa valorizar esses contributos muitas vezes silenciosos.
Dirigindo-se aos funcionários, o Reitor lançou reptos claros e actuais, em linha com as transformações que a instituição vive: “o desafio de educar só é possível com um corpo administrativo disponível, capacitado e motivado para prestar o seu apoio ao processo de ensino, investigação, extensão e inovação.”
Apontou como imperativo a necessidade de modernização das práticas laborais, destacando que o país vive um período de reformas orientadas para a informatização dos processos administrativos e que estas mudanças exigem dos funcionários da UEM uma nova postura, mais ágil, flexível e adaptada aos desafios contemporâneos.
O Reitor alertou, ainda, que a celebração do Dia da Função Pública ocorre numa fase crucial da implementação do Plano Estratégico da UEM, que visa transformar a instituição numa Universidade de Investigação (UdI). Tal transformação requer, segundo defendeu, uma cultura de trabalho orientada por resultados e sustentada em recursos humanos valorizados, formados e comprometidos com a missão institucional.
Apesar das limitações enfrentadas pelo sector público, como a suspensão de promoções e progressões na carreira, o Reitor assinalou que se abre um tempo de esperança, com a recente aprovação dos qualificadores profissionais, que permitirão retomar os actos administrativos e contribuir para a motivação do funcionalismo.
“Apesar dos desafios, vislumbramos um tempo de esperança, depois de aprovados os qualificadores profissionais que permitirão a retoma dos actos administrativos na função pública, o que poderá contribuir para a elevação e motivação de todos”, frisou.
Por seu turno o Director dos Recursos Humanos da UEM, Mestre Alcides Nobela, fez saber que as comemorações tiveram início a 19 de Junho, com uma feira de serviços públicos, incluindo emissão de documentos como passaportes, bilhetes de identidade e cartas de condução, facilitando o acesso dos funcionários aos serviços essenciais.