
UEM apresenta-se aos futuros estudantes
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizou, na Quinta-feira (19 de Junho), no Campus Principal, o “Dia Aberto”, uma iniciativa que visa apresentar aos alunos do ensino secundário da cidade e província de Maputo os cursos, serviços e actividades desenvolvidas pelas Faculdades e Escolas da instituição.
O evento contou com a participação de estudantes e professores de cerca de 20 escolas secundárias, tendo proporcionado exposições de áreas de formação, experiências científicas demonstrativas, bem como testes de orientação vocacional e psicológica, com o objectivo de ajudar os visitantes a tomarem decisões mais informadas sobre o futuro académico.
Durante a abertura oficial, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, explicou que a data tem como finalidade divulgar informações fundamentais que possam orientar os alunos na escolha do seu percurso formativo “por isso, aproveitem colocar todas as questões que precisam de esclarecimento e visitem o nosso campus”, apelou.
Na sequência da cerimónia, o Reitor visitou os stands das diversas unidades orgânicas da universidade, onde interagiu com os expositores e acompanhou de perto as experiências e demonstrações científicas realizadas.
Já a representante das empresas patrocinadoras, Laura Jorge, destacou a importância do envolvimento colectivo na promoção da educação: “Estamos cientes de que os desafios educacionais não podem ser considerados como uma responsabilidade de uma só instituição, mas sim, devem ser partilhados e encarregues como uma responsabilidade comum”, alertou.
Para os estudantes, o “Dia Aberto” representou uma oportunidade valiosa para esclarecer dúvidas e alinhar os sonhos com a realidade dos cursos. Elton Manguel, da Escola Secundária de Michafutene, deixou claro que “aqui, as pessoas se informam mais sobre os cursos que pretendem escolher, o que ajuda a minimizar especulações.”
Lígia Arnaldo, estudante da Escola Secundária da Matola, partilhou a sua satisfação ao conhecer melhor o curso que pretende seguir – o de Gestão: “Os que não conseguiram estar neste evento perderam porque há muito conhecimento e trata-se de uma oportunidade única em cada ano”, disse.
Além das iniciativas académicas e científicas, o evento contou com momentos recreativos, com destaque para as actuações musicais protagonizadas por estudantes da Escola de Comunicação e Artes da UEM, que animaram o ambiente e proporcionaram uma experiência mais descontraída e acolhedora.