
Alumni da FACED advoga formação mais sólida e alinhada com o mercado
Durante as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (FACED) promoveu, na última Quarta-feira (18/06), uma reflexão crítica sobre o estado do ensino em Moçambique. A palestra, realizada no âmbito do Dia do Alumni, reuniu antigos estudantes, docentes e investigadores para debater o percurso da educação ao longo destas cinco décadas de soberania.
O convidado especial do evento foi Abel Fernandes de Assis, consultor de educação e antigo estudante da UEM, que aproveitou a ocasião para lançar um apelo: é preciso rever com urgência os moldes da formação superior no país.
Para de Assis, o saber dos graduados do ensino superior no país ainda não corresponde às expectativas do mercado, sublinhando que é necessário apostar numa formação mais abrangente, que contemple também valores éticos e morais, além do domínio técnico.
De Assis chamou ainda atenção para os obstáculos estruturais que continuam a marcar o ensino básico, sobretudo nas zonas mais carenciadas.
“O ambiente de aprendizado ainda é precário, sobretudo nas classes iniciais, devido à falta de condições como infraestruturas”, denunciou. Neste contexto, revelou um dado preocupante: “a taxa de conclusão do ensino primário é de apenas 34 por cento, facto que constitui um grande desperdício e que revela problemas de eficiência”.
A sobrecarga dos professores nas escolas primárias foi outro ponto crítico abordado. Segundo o consultor, o rácio elevado entre alunos e professores, estimado em 62, compromete seriamente o processo de ensino-aprendizagem. “Mesmo com estas dificuldades, tem havido um mecanismo de nivelamento de professores, através de uma formação contínua e da Política Nacional de Professores, aprovada recentemente, que dá maior atenção para questões de recrutamento, formação e outros aspectos relacionados com as condições de trabalho”, observou.
Na cerimónia de abertura do evento, o Director da Faculdade de Educação, Prof. Doutor Xavier Muianga, destacou o papel fundamental da educação na construção do país pós-independência.
Para o Director da FACED, o Dia do Alumni representa também um espaço de diálogo intergeracional e de projecção estratégica.
“O evento reflecte sobre contributos desta unidade orgânica ao longo dos 50 anos da independência, criando um espaço para a recuperação da memória institucional e, acima de tudo, projectar caminhos para o futuro da educação em Moçambique”.
A palestra, que versou sob o tema “Percurso da Educação em Moçambique ao longo dos 50 Anos da Independência Nacional”, foi marcada por um espírito de partilha de experiências, memórias e desafios, apontando para a urgência de repensar o sistema educativo nacional, especialmente no que se refere à qualidade da formação superior e às condições do ensino básico.