
MozSkills: Quando a educação deixa de ser teoria e passa a ser acção
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) está a virar a página da educação em Moçambique. Com o arranque oficial do Projecto MozSkills, na Quinta-feira, 5 de Junho, em Maputo, a maior instituição de ensino superior do país dá corpo a uma revolução silenciosa – onde professores deixam de repetir manuais e passam a construir conhecimento com os pés no chão e os olhos no futuro.
O foco? Transformar a forma como se ensina e se aprende. E a arma secreta tem nome: STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A ideia é simples, mas poderosa: capacitar formadores com ferramentas modernas para que, desde o ensino primário até à Universidade, as salas de aula deixem de ser apenas lugares de escuta e passem a ser espaços de descoberta, criação e solução de problemas reais.
“Esta iniciativa multisectorial, que une academia, o Governo, os institutos de formação de professores, técnicos, formadores e estudantes, mostra que só através da colaboração e da articulação de esforços poderemos encontrar soluções sustentáveis para os desafios do sector da educação em Moçambique”, afirmou o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, durante o lançamento do programa.
No coração deste projecto, está a criação de um laboratório tecnológico de última geração, equipado com robótica, inteligência artificial e kits de ciências para transformar a forma como disciplinas como Matemática, Física, Química e Biologia são ensinadas. Mas o impacto não para por aí.
O Projecto MozSkills inclui ainda a produção de modulos auto-institucionais para auxíliar no processo de capacitação dos formadores de professores, a diversos niveis, em metodologias STEM; criação de um laboratório tecnológico composto por equipamentos de robótica, de inteligência artificial e kits de ciências básicas para as disciplinas de Física, Química, Matemática e Biologia.
Segundo o Coordenador do Projecto na UEM, Prof. Doutor Calisto Guambe, esta é uma oportunidade para que o país deixe de depender de modelos de ensino ultrapassados e caminhe para uma educação centrada em competências reais.
Para o efeito, estão previstas ainda a capacitação de formação de formadores, não apenas ao nível da UEM, mas também nos institutos de formação de professores, nas escolas técnicas profissionais, no ensino primário e no Ensino secundário geral. Outra actividade do projecto consiste na actualização das plataformas de ensino online nas áreas relativas a formação de professores.
O encontro mulsectorial de avaliação do projecto MozSkills na UEM incorporou ainda uma visita ao Instituto de Formação de Professores da Matola.