Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

ICT4Dev capacita 1250 estudantes e impulsiona inovação na UEM

O projecto ICT4Dev encerra com um legado marcante na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), após capacitar 1.256 estudantes, 20 docentes e técnicos administrativos, impulsionar a criação de 10 startups, das quais sete já estão em actividade, e promover mais de 30 eventos de formação, inovação e colaboração científica.

A celebração deste marco decorreu na Terça-feira (13/05), num evento que contou com a presença do Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, que classificou o ICT4Dev como um verdadeiro “laboratório de inovação institucional” e um exemplo de cooperação transformadora entre Moçambique e Itália.

“Iniciativas como o ICT4Dev devem ser vistas como verdadeiros laboratórios de inovação social e institucional. Estas iniciativas desafiam-nos a rever os nossos currículos, a repensar as nossas metodologias de ensino-aprendizagem e, sobretudo, a reimaginar o papel da Universidade como motor activo de desenvolvimento económico e social”, destacou.

Guilherme Júnior acrescentou que, ao fortalecer competências em TIC, ao apoiar a criação de startups tecnológicas e ao promover metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, o ICT4Dev também actuou como catalisador do compromisso com a excelência académica, com a inovação científica, e com a transformação digital da UEM como instituição pública de ensino superior do século XXI.

“Não encerramos apenas um ciclo de trabalho, mas celebramos o nascimento de um novo ecossistema de colaboração, de produção de conhecimento e de inovação com impacto real”, anotou.

A representante da Embaixada da Itália, Drª. Maria Cristina, sublinhou que o sucesso do ICT4Dev resulta de uma “colaboração envolvida e resiliente”, que superou vários desafios logísticos e institucionais ao longo dos três anos de execução.

O ICT4Dev foi lançado em Junho de 2021, com financiamento da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e coordenação do Politécnico de Milão, em parceria com o Centro de Informática da UEM (CIUEM) e as Faculdades de Ciências e de Engenharia.

Além de formar quadros qualificados em áreas-chave das Tecnologias de Informação e Comunicação, o projecto fomentou a criação de soluções tecnológicas inovadoras, alinhadas aos desafios locais, mas com padrões internacionais.