Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Reitor da UEM entusiasmado

O Museu de História Natural da Universidade Eduardo Mondlane (MHN) está prestes a ganhar nova vida. Na Terça-feira (29/04), o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, visitou o espaço para acompanhar de perto o avanço das obras de requalificação, cuja inauguração oficial está prevista para Setembro deste ano.

Durante a visita, o Reitor percorreu todas as áreas em reabilitação, interagiu com técnicos e funcionários envolvidos nas obras e ficou a conhecer as novas funcionalidades que o museu passará a oferecer. Acompanhado pela Direcção do MHN, recebeu garantias de que todos os trabalhos estarão concluídos até Julho, permitindo uma reabertura preliminar em regime experimental.
“Vamos abrir só para testarmos as novas tecnologias. Esse tempo também é reservado aos funcionários do Museu para que possam aprender a trabalhar no novo formato”, explicou ao Reitor, Mestre Lucília Chuquela, Directora do Museu de História Natural.

Com base no que viu no terreno, o Reitor expressou entusiasmo e confiança. “Por aquilo que percebemos, temos a certeza que podemos agora marcar uma data específica para a inauguração oficial”, afirmou o Reitor, referindo-se ao intenso debate interno que precedeu o arranque das obras.

A visita teve como principal objectivo avaliar o progresso físico da requalificação e confirmar se estão reunidas as condições para o agendamento da cerimónia oficial, “porque também temos que notificar os nossos parceiros. Agora que vi estou muito feliz”, reforçou.
O “novo” Museu de História Natural promete oferecer uma experiência mais dinâmica, interactiva e sustentável.

Para além da modernização tecnológica e dos conteúdos expositivos, o espaço contará com áreas de lazer, uma livraria e novos serviços que visam garantir a sua auto-sustentabilidade financeira e reforçar o papel do museu como polo de educação, cultura e turismo científico.