Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Bolsa “Mulher na Indústria” motiva estudantes a sonhar mais alto

– Beneficiários comprometem-se a retribuir com dedicação aos estudos

Estudantes admitidos este ano aos cursos de Engenharia na Universidad e Eduardo Mondlane (UEM), comprometeram-se a aplicar-se com afinco aos estudos, como forma de retribuir o apoio concedido pela UEM e pela Mozal, através da bolsa “Mulher na Indústria”.
Para os bolseiros, a bolsa representa mais do que um auxílio financeiro: é um incentivo à concretização de sonhos e à promoção da igualdade de oportunidades.
Falando em nome das raparigas beneficiárias, Cíntia de Carmen destacou que a iniciativa representa uma aposta concreta na inclusão da mulher nas áreas tradicionalmente dominadas por homens, como as engenharias e tecnologias. “Sentimo-nos privilegiadas e inspiradas a dar o nosso melhor. Agradecemos por acreditarem em nós e investirem no nosso futuro”, afirmou.
A estudante Selénia Chirindza, que representou os estudantes com deficiência, sublinhou que a bolsa será determinante para o alcance dos seus objectivos académicos. Apelou ainda à continuidade e expansão do programa para abranger outros grupos sociais vulneráveis.
Na mesma linha, Floriano Mário, porta-voz dos estudantes rapazes contemplados, manifestou gratidão pelo apoio e garantiu que o grupo está comprometido em honrar a confiança depositada pelas instituições promotoras.
Durante a cerimónia de atribuição das bolsas, o Reitor da UEM, Professor Doutor Manuel Guilherme Júnior, explicou que a iniciativa está alinhada com os esforços da universidade em promover a participação da mulher nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), contribuindo assim para a agenda global de igualdade de género e desenvolvimento sustentável.
O Reitor revelou ainda que, para além das bolsas, a Mozal tem apoiado a preparação de cerca de 150 raparigas anualmente, provenientes das escolas secundárias da Matola, Boane e arredores, para os exames da 12ª classe e de admissão à UEM. Esta acção visa reforçar a sua capacidade de acesso ao ensino superior, em particular nos cursos de engenharia.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Mozal, Engenheiro Samuel Samgudo, encorajou os bolseiros a aproveitarem a oportunidade para transformar as suas vidas e das suas famílias, “por isso, a Mozal tem investido em programas que promovem o acesso à educação de qualidade, especialmente nas áreas STEM”, destacou.
Este ano, o programa beneficiou um total de 40 estudantes: 20 raparigas, 5 rapazes, 5 estudantes com necessidades educativas especiais e 10 estudantes provenientes de províncias fora de Maputo, todos admitidos aos cursos de engenharia na UEM.