Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Evitem baladas e distracções: estão a construir o vosso futuro

Apela madrinha dos novos estudantes da UEM

A Administradora do Banco de Moçambique, Benedita Guimino, madrinha dos novos ingressos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), para o ano académico 2025, apela aos estudantes a manterem o foco nos estudos e a evitarem distracções como baladas, festas e outras actividades que desviam a atenção dos seus objectivos académicos e de vida.

“Não se esqueçam que vocês estão a construir o vosso futuro. Evitem as baladas e outras distracções. Abram espaço para o estudo, leiam mais, frequentem as bibliotecas e pesquisem com profundidade”, alertou a madrinha, durante a reunião de orientação organizada pela Direcção do Registo Académico, que teve lugar no Campus Principal da UEM.

A madrinha incentivou ainda os estudantes a formarem grupos de estudo, cultivarem o hábito da leitura e envolverem-se em actividades que desenvolvem não apenas o intelecto, mas, também, as competências sociais, emocionais e tecnológicas. Sublinhou que, para além do conhecimento técnico, o sucesso na universidade e na vida exige autodisciplina, inteligência emocional e espírito de inovação.

“Sejam vanguardistas na autocriação do homem moderno, criando ideias inovadoras e avançadas para produzirem riqueza; não se concentrem em serem vítimas das dificuldades, em vez disso, sejam mais proactivos na procura de soluções”

Benedita Guimino ressaltou ainda que o mercado do trabalho é muito competitivo, transversal que, cada vez mais, procura nos candidatos a capacidade de saber fazer, pelo que, o “mais importante é a aquisição de competências comportamentais e a inteligência emocional. Saber gerir as suas emoções e os seus sentimentos sem perder o foco, a direcção e o objectivo”, anotou.

O Vice-Reitor para Administração e Recursos, Prof. Doutor Joel das Neves Tembe, reafirmou o compromisso da UEM em tornar a estadia dos novos ingressos a mais aprazível possível, instrutiva e formativa. Entretanto, exortou-os a aproveitarem cada momento da formação para se enriquecerem moral, científica e espiritualmente, observando o escrupuloso respeito pelos regulamentos internos, com particular destaque para a observância do Regulamento Pedagógico.

Falando na reunião de orientação dos novos ingressos 2025, organizada pela Direcção do Registo Académico, o Vice-Reitor apelou aos recém-admitidos a informarem-se dos serviços de apoio para que sempre que for necessário procurem por tais serviços, “não se isolem ao enfrentarem problemas e dificuldades caso existam”, disse.

Explicou aos novos ingressos que a Universidade é um projecto colectivo, onde se aprende e cresce-se em conjunto, buscando sempre a vida em harmonia e solidariedade visando o bem de toda a comunidade académica e estudantil.

O Vice-Reitor fez saber aos estudantes que a Universidade se encontra no processo de sua transformação em Universidade de Investigação, o que poderá distingui-la das outras. Mas, actualmente, diferencia-se das outras também pela sua oferta diversificada de cursos e por receber estudantes provenientes de todas as partes do país, incluindo muitos estrangeiros.

A reunião de orientação teve como objectivo facilitar a integração dos novos estudantes, dando-lhes a conhecer os principais serviços académicos e administrativos da Universidade, além de partilhar conselhos valiosos para uma trajectória académica bem-sucedida.