Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Empossados reforçam compromisso com inovação e inclusão

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) acaba de conferir posse aos novos membros do Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da instituição, e do Conselho Académico, para um mandato de três anos. Composto por 41 membros, entre representantes do meio académico, corpo técnico-administrativo, estudantes, sociedade civil e Governo, o Conselho Universitário desempenha um papel estratégico na definição das políticas e directrizes da Universidade.

Os recém-empossados já delinearam alguns dos desafios a enfrentar. O representante do corpo técnico-administrativo no Conselho Universitário, Cláudio Moca, destacou a necessidade de resolver problemas como transporte, atrasos salariais e progressões na carreira, e propôs a criação de um Estatuto do Corpo Técnico e Administrativo da UEM.

Por seu turno, o Prof. Doutor Sansão Pedro, eleito para o Conselho Académico pelo grupo de docentes da área das Ciências Naturais, comprometeu-se a trabalhar para que a investigação nesta área tenha maior impacto dentro e fora da academia.

Durante a cerimónia, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou a importância de a Universidade continuar a ser um farol da inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável. O dirigente enfatizou que os desafios da instituição são diversos e complexos, incluindo a promoção da investigação científica, modernização das infraestruturas e ampliação do acesso à educação de qualidade.

“É nossa convicção que, através da colaboração e da construção de consensos alcançaremos, melhores resultados para a nossa Universidade”, afirmou o Reitor, apelando à transparência e ao diálogo constante entre os membros do Conselho.

O Reitor reforçou o papel da UEM como espelho das aspirações da sociedade, sublinhando a necessidade de escutar atentamente as diversas vozes que compõem a comunidade académica. Guilherme Júnior anunciou para breve a realização de uma Reunião Geral da Universidade para socializar os avanços da reforma institucional em curso.

A cerimónia serviu ainda para reconhecer o trabalho dos membros cessantes que, ao longo do último mandato, contribuíram para a aprovação de importantes instrumentos normativos da Universidade.

 

Conheça os membros do Conselho Universitário

Os membros do Conselho Universtário são os seguintes: Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme; a Vice-Reitora Académica, Prof.ª Doutora Amália Uamsse, o Vice-Reitor para Administração e Recursos, Prof. Doutor Joel das Neves Tembe; o Director do Arquivo Histórico de Moçambique, o Prof. Doutor Edmundo Macuácua e a Directora do Museu de História Natural, Mestre Lucília Chuquela.

Quatro (04) Directores de Faculdades ou de Escola e um (01) Director de Centro, eleitos pelo Conselho de Directores: Professor Catedrático Jahit Sacarlal, Faculdade de Medicina e Doutor Teles Huo, da Faculdade de Economia; das Escolas ocupa a vaga a Prof. Doutora Ezra Nhampoca, da ECA; e o Mestre Paulo Gumende é suplente; dos Centros foi eleito o Mestre Noca Furaca, do CePTMar, enquanto a Doutora Lucinda de Araújo, do Centro de Biotecnologia é suplente.

Do grupo dos Oito (08) Professores, eleitos do conjunto dos Professores Catedráticos, Associados e Auxiliares, integram a lista os Professores na qualidade de efectivos, o  Prof. Doutor Moshin Sidat, da Faculdade de Medicina, Prof. Doutor Samuel Quive, da FLCS, Prof. Doutor Carlos Arnaldo, do Centro de Estudos Africanos, e Eng.° Miguel Uamusse, da Faculdade de Engenharia. Os suplentes são Prof. Doutora Tatiana Kaleshova, da Faculdade de Ciências, Eng.° Acácio Zimbico, da Faculdade de Engenharia, Prof. Doutor António Cipriano, da Faculdade de Educação e Prof. Doutor José Blaunde, da Faculdade de Filosofia.

Do grupo de Seis (06) Assistentes, eleitos pelo conjunto dos Assistentes e Assistentes Estagiários constam a Doutora Olívia Carolina Pedro, do Centro de Biotecnologia, Doutora Mariamo Abdula, da ESHTI e o Licenciado Domingos Fortunato, da FACED como efectivos, enquanto o Mestre Narciso Gastene, da FLCS, Doutor Bento Mazuze, da FACED, e o Prof. Doutor Paxis João Roque, da Faculdade de Engenharia, são suplentes.

Do grupo Quatro (04) funcionários do Corpo Técnico e Administrativo (CTA), efectivos são Cláudio Moca e Alfredo Comé e, como suplementes, Manuel Langa e Celestina, todos eleitos entre os elementos do CTA. Representam a Associação de estudantes Universitários no Conselho Universitário, o Presidente Onório Eduardo António e o Mestre António Santos Vilanculos, enquanto Belita João é suplente.

Em representação da Sociedade Civil, mantém-se o Eng.° Samuel Samo Gudo, MOZAL; Razaque João Guale, HCB; Hermenegildo Munlhovo, IMD; e Lara Gamito Salvador, proveniente da SAZOL

O Governo faz-se representar no Conselho Universitário por três (03) individualidades, mas ainda sem indicação formal.