Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

“Campus Limpo” alia preservação ambiental e solidariedade social

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) lançou, no Sábado, durante a 7ª Edição da iniciativa “Campus Limpo”, a campanha de doação de material escolar para apoiar as vítimas das cheias e ciclones que afectam Moçambique.

O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, enfatizou a necessidade de ampliar o impacto da iniciativa, apelando para que os exercícios de limpeza sejam replicados em todas as unidades da UEM. O Reitor apelou para que se façam ecos do Campus Limpo, se criem iniciativas como Faculdade Limpa, Escola Limpa, Residência Limpa, Quarto Limpo, Biblioteca Limpa, afirmando que se deve fazer deste exercício uma semente lançada que seja disseminada nas unidades orgânicas.

Segundo Guilherme Júnior, o Campus Limpo representa mais do que um esforço ambiental, sendo um símbolo de união e cooperação para melhorar as condições de vida da sociedade.

“Várias vezes, visitamos as residências, as casas de alguns dos nossos estudantes, visitamos os nossos bairros e deparamo-nos com situações problemáticas, cuja solução não exige criatividade e depende essencialmente da nossa entrega e vontade”, afirmou.

Diante dos desafios impostos pela localização geográfica do país, provocados pela ocorrência cíclica de ciclones e outros eventos climáticos, o Reitor destacou a importância de agir com resiliência e solidariedade. “É por esta razão que tomamos a iniciativa de abrir a campanha de sensibilização e recolha de bens não perecíveis e de natureza escolar para apoiarmos o INGD”, explicou.

A iniciativa teve forte adesão dos estudantes, que se prometeram a replicar a campanha nas suas faculdades e comunidades. Delfina Massando, do 1º ano de Administração, e Isabel Muthemba, do 1º ano de Estatística, reforçaram o compromisso de levar adiante a mensagem de limpeza e solidariedade.

Ao fim de 7 edições, os parceiros da iniciativa reafirmam o compromisso de continuarem a apoiar o projecto. Belmiro Quive, da BDQ Mobile, garantiu que querem continuar aliados a uma marca de referência nacional e internacional.

Por sua vez, a representante do Standard Bank, Deyse Correia, fez saber que, no âmbito da parceria. a instituição que representa trouxe à UEM uma incubadora de negócios que apoiou estudantes a desenvolverem ideias de negócios verdes tendo em conta a necessidade de preservar o meio ambiente do país. Destacou, igualmente, o memorando assinado, ano passado, com a UEM, ao abrigo do qual muitas iniciativas estão a caminho de sua implementação.

O evento, realizado sob o lema “Jogar Limpo pelo Ambiente e Saúde”, incluiu a recolha selectiva de resíduos sólidos, limpeza de espaços, plantio de árvores e apresentações artísticas voltadas para o bem-estar social e ambiental. Além disso, o evento ficou marcado com a realização de um torneio-relâmpago de futsal, promovendo maior envolvimento dos estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo. A próxima edição do Campus Limpo está prevista para 27 de Junho.