
UEM inaugura ano académico 2025 celebrando jubileu da independência
– Prof Doutor Arlindo Chilundo profere Oração de Sapiência
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realiza, no dia 21 de Março de 2025, a cerimónia solene de abertura do Ano Académico, destacando-se como um dos momentos mais marcantes do Calendário Universitário. O evento, que terá lugar no Centro Cultural Universitário, em Maputo, será transmitido online via Facebook Live, YouTube e Zoom, como forma de garantir o envolvimento da comunidade académica e do público em geral.
Este ano, a cerimónia decorre sob o lema “Celebrando 50 anos da Independência de Moçambique: UEM pela qualidade e relevância na sua missão.”
A Oração de Sapiência será proferida pelo Prof. Doutor Arlindo Chilundo, uma figura de referência na academia moçambicana e ex-Governador da Província de Niassa. Chilundo abordará questões ligadas à história económica e social de Moçambique, trazendo reflexões sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento
Ao longo dos anos, a UEM consolidou-se como uma instituição de referência no ensino superior, ocupando a 44ª posição no ranking das universidades africanas, segundo o 4icu.org, e a 23ª posição no Sub-Saharan Africa University Ranking da Times Higher Education.