
Programa de mobilidade Erasmus+: Dr.ª Eunice Jethá colhe benefícios na administração de centros de saúde universitários
A Dr.ª Eunice Jethá, Directora do Centro de Saúde da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), destacou os benefícios da sua participação no programa de mobilidade Erasmus+, realizado de 02 a 07 de Fevereiro, na Biruni University, em Istambul, Turquia.
A académica enfatizou que a experiência proporcionou novas aprendizagens sobre a gestão académica, metodologias de ensino e oportunidades de cooperação internacional, além de permitir o contacto directo com o hospital universitário da instituição anfitriã.
Durante a mobilidade, a investigadora teve acesso a novas abordagens sobre administração de centros de saúde universitários, reforçando o intercâmbio de experiências com gestores e docentes da área. Segundo a Dr.ª Eunice Jethá, a experiência foi enriquecedora tanto a nível pessoal quanto institucional, abrindo portas para futuras parcerias entre a UEM e instituições internacionais de ensino e pesquisa.
“Para a universidade de origem, abriu possibilidades de cooperação estratégica com instituições de pesquisa em Moçambique, promovendo a mobilidade e transferência de conhecimento”.
A Directora sublinhou, ainda, a importância da formalização de acordos interinstitucionais para garantir impactos duradouros, promovendo a internacionalização do ensino superior moçambicano.
Aos que tencionam concorrer aos programas de mobilidade, a Directora do Centro de Saúde da UEM aconselha planificarem com antecedência, estabelecer contacto com o Gabinete de Cooperação e a instituição anfitriã para alinhar expectativas, agenda e objectivos da visita.
“Escolham bem o período da mobilidade, sempre que possível, programem a viagem durante o período lectivo da instituição anfitriã, para maximizar as interacções com professores e estudantes”, advertiu.
O Erasmus+ é um programa da União Europeia que apoia a educação, formação, juventude e desporto, oferecendo oportunidades de intercâmbio para estudantes, docentes e investigadores em instituições de ensino superior de todo o mundo.