![](https://uem.mz/wp-content/uploads/2025/01/UEM-AGWMD-06.jpeg)
UEM e AGWMD assinam Memorando de Entendimento para fortalecer o ensino e a investigação
A Universidade Eduardo Mondlane e a África Great Wall Mining Development (AGWMD) assinaram, hoje (23/01), em Maputo, um Memorando de Entendimento com vista à concessão de 100 bolsas de estudo, durante cinco anos, reabilitação e construção de furos de água nos Campi da UEM em Maputo.
À luz do acordo, a AGWMD irá atribuir com 20 bolsas de estudo por ano, para estudantes dos cursos de Direito, Geologia, Marketing, Agronomia e Engenharia Florestal, entre outros.
São bolsas completas, incluindo alojamento, pagamento de propinas semestrais e subsídios para estudantes.
O Memorando visa, igualmente, o patrocínio de projectos de investigação, extensão e inovação, iniciação científica, jornadas científicas, feiras de emprego, premiação “Top 5” de melhores estudantes, feiras e exposições científicas, concursos científicos e de inovação e estágios para estudantes finalistas nas áreas de minas, com possibilidade de colocação profissional, assim como o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e a promoção da empregabilidade dos graduados da UEM.
Segundo o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, uma das iniciativas imediatas no âmbito do Memorando é a reabilitação de furos de água existentes, instalação de novos furos e sua integração no sistema de abastecimento de água na UEM, que poderá incluir o Bairro Residencial Universitário, mais conhecido por BRU.
O apoio da AGWMD a UEM terá um custo financeiro de 11 224 454,20 (onze milhões, duzentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e cinquenta e quatro meticais e vinte centavos). “A UEM, como a mais antiga e maior instituição de ensino superior em Moçambique, desempenha um papel crucial na formação de líderes, na produção de conhecimento e na promoção do progresso socioeconómico. Contudo, como instituição, enfrentamos desafios significativos em garantir condições ideais para o ensino, pesquisa e vida académica nos nossos diversos campi”, explicou o Reitor.
“A intermitência da rede pública de água, o aumento contínuo da população estudantil e os elevados custos das tarifas do chamado “precioso líquido” tornam urgente a busca por soluções sustentáveis e eficientes”, disse, acrescentando que o projecto de reabilitação de furos de água existentes e instalação de novos furos reflecte o compromisso da UEM em garantir condições dignas e sustentáveis para a Comunidade Académica, aliviando a pressão causada pela dependência da rede pública de abastecimento de água.
Por sua vez, o Director Geral da AGWMD, Hefong Dong, explicou que o objectivo da parceria é impulsionar o desenvolvimento académico dos estudantes das comunidades onde aquela empresa opera. “A nossa empresa tem uma mente profunda de que realizamos negócios em Moçambique, portanto, devemos assumir a responsabilidade social de ajudar as comunidades locais a se desenvolverem”.
No âmbito da responsabilidade social, a AGWMD, empresa de capitais chineses, com sede na cidade de Quelimane, tem apoiado diversas iniciativas em vários distritos, com destaque para construção de salas de aula, doação de alimentos, fornecimento de carros ambulância, barcos, construção de estradas e pontes.