Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Alumni da UEM é campeão africano!

Chama-se Nazir Salé, e Nelito, para a tribo do basquetebol. É o homem que acaba de conduzir o Clube Ferroviário de Maputo à conquista da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol sénior feminino, depois da vitória diante do Al Ahly do Egipto (81-72). É terceira para o Ferroviário e a quarta taça de Nelito ao leme de uma equipa moçambicana. Inédito, a nível do continente africano!
Nelito conquistou, pela primeira vez, o título de campeão africano pelo Grupo Desportivo de Maputo, em 2007, em pleno Pavilhão do Maxaquene, em Maputo. No ano seguinte, em Nairobi, Quénia, conquistou o bicampeonato africano. Depois, em 2012, em Abidjan, Costa do Marfim, o “senhor dos anéis” fez história ao levar a extinta Liga Muçulmana à conquista do certame. Antes, em 2009, foi medalha de bronze no Benin, e em 2010, Vice-campeã africano, na Tunísia. A quarta conquista africana chega de Dakar, no Senegal. Não haveria melhor maneira de celebrar os 39 anos de treinador de baquetebol, numa jornada repleta de sucessos, iniciada em 1982, na cidade de Pemba, como monitor de mini- basquete no Clube Desportivo de Pemba.
Na sua vasta folha de serviços, constam clubes como Ferroviário da Beira (2016 -2019), Interclube de Luanda (2015 – 2016), Liga Desportiva de Maputo (2011 – 2014), Grupo Desportivo Maputo (2002 – 2011) e Clube dos Desportos da Maxaquene (1989 – 2000). Em clubes nacionais, tem no seu espólio 14 títulos de campeão nacional, para além de se ter sagrado campeão pelo Inter Clube de Angola.
Com a selecção nacional, Nelito foi vice-campeão africano em 2013, levando Moçambique pela única vez a um mundial de séniores. Duas vezes campeão africano da zona VI, em 2004 e 2006; e medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia, em Goa – India, 2014.
Nazir Salé é docente de Educação Física e Gestor Desportivo, diplomado pela Universidade Pedagógica de Moçambique. É treinador de Grau III, diplomado pela Federação Portuguesa de Basquetebol e Master em matérias de Coaching pela Euroleague Basketball Institute. É também Instrutor da FIBA WABC de nível 2. Único em Moçambique, na Zona IV e a nível de África, compõe o grupo de somente dois instrutores de nível 2. Em julho de 2024, tornou-se Experto Universitário en Procoach Baloncesto Nível Profissional, pela Universidade Católica San António de Múrcia (UCAM). Em Outubro de 2024, fechou mais um mestrado no Ramo de Treino Desportivo, pela Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE), da Universidade Eduardo Mondlane.
O treinador do Clube Ferroviário de Maputo focou-se na preparação física das jogadoras da equipa de basquetebol sénior feminino, intitulada “Programa de preparação física baseado em cargas selectivas para as jogadoras da equipa de basquetebol sénior feminino do Clube Ferroviário de Maputo”. O estudo envolveu 15 atletas, avaliando agilidade, velocidade e força explosiva. Os resultados indicaram melhorias significativas no desempenho físico após a implementação do programa, como também reforça a importância da aplicação de metodologias científicas na preparação desportiva. Deve ter sido a peça chave para o título arrebatado pelo emblema locomotiva.
A primeira bola de basquetebol foi-lhe oferecida pelo pai, Ismael Issufo Salé. Usou-a para jogar futebol!