Universidade Eduardo Mondlane

Search
Logo-UEM-A3-01

Docentes e estudantes da ESCMC trocam experiências no Malawi

O Centro de Excelência em Sistemas Agroalimentares e Nutrição da UEM (CE-AFSN) acaba de enviar, ao Malawi, vinte estudantes e cinco docentes da Escola de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC). Durante 15 dias, as duas partes vão trocar experiências nas áreas da aquacultura.
Estas iniciativas visam contribuir para o fortalecimento dos sistemas do ensino superior do país e a transformação agro-aliementar nos dois países e em África.
No início do mês, a 2 de Dezembro, o CE-AFSN recebeu 30 estudantes de Mestrado e Doutoramento da área agroalimentar e 10 docentes, todos vindos da Lilongwe University of Agriculture e Natural Resources do Malawi.
A visita dos 40 Malawianos visa melhorar a capacidade de fazer a docência e investigação nos dois países, com a visão de contribuir para o fortalecimento do sistema do ensino superior no país e na região.
O CE-AFSN está a financiar a formação ao nível de mestrado e doutoramento na Universidade Eduardo Mondlane a 177 estudantes, dos quais 60 vêm de 17 países Africanos. Actualmente está no processo o financiamento de mais 200 bolsas de investigação a estudantes de mestrado das áreas agroalimentar e nutrição, mudanças climáticas e análise de políticas agrárias, três das áreas de excelência do centro.