Universidades são centros de mudança
Defende Salimo Valá
A Comunidade alumni da UEM exortou aos estudantes que desenvolvessem iniciativas que contribuem para o crescimento desta instituição de ensino e do país, em geral, alertando que o legado de um universitário resulta de acções concretas e de boa-vontade.
O antigo estudante da UEM e actual PCA da Bolsa de Valores de Moçambique, Salimo Valá, explicou que o conhecimento adquirido na Universidade deve ajudar a resolver os problemas concretos que assolam às comunidades moçambicanas, com destaque para a crise económica e ambiental. “Temos que repensar, por exemplo, de que forma podemos buscar soluções para resolver problemas económicos do nosso país, porque as universidades são centros de mudança”, defendeu Salimo Valá.
Para o economista, as universidades têm o dever de propor soluções para grande parte dos problemas que alarmam o país, tendo em conta que são centros de produção de conhecimento que gera mudança na sociedade.
Por seu turno, Sílvia Artur Mendes, também embaixadora da Alumni, lembrou que todo estudante tem um conhecimento específico que deve explorar para construir o seu legado, contribuído assim para o crescimento de Moçambique.
“Como engenheira ambiental tenho a responsabilidade de educar a comunidade, através de acções que minimizam o impacto ambiental no exercício de qualquer actividade profissional”, destacou, Estes apelos foram emitidos, recentemente, num encontro entre o Reitor da UEM, Comunidade Alumni e a classe dos estudantes, visando reconhecer o contributo dos antigos estudantes no desenvolvimento de iniciativas que contribuem para o crescimento continuo da instituição.