ESCIDE homenageia equipa de Rugby de Inhambane
A Escola Superior de Ciências do Desporto da UEM, em parceria com a Comunidade Mahometana, prestou homenagem à equipa de Rugby de Inhambane, cujos integrantes perderam a vida em consequência de um acidente de viação ocorrido, no passado dia 11 de Outubro, na Manhiça, quando se deslocavam a província de Maputo, para a realização de uma partida.
Durante a cerimónia, foram atribuídas duas bolsas de estudo para integrantes da equipa frequentarem cursos na ESCIDE, com o suporte financeiro da Comunidade Mahometana. Na mesma cerimónia, foram entregues equipamentos desportivos como bolas, coletes, mecos, pinos, cronómetros e apitos, visando o desenvolvimento do rugby naquela comunidade.
Na ocasião, o Director da ESCIDE, Mestre Paulo Gumende, encorajou aos jovens, afirmando que o desporto tem o poder de transformar vidas, pelo que as bolsas de estudo oferecidas constituem uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimento e de mudança nas comunidades.
Para além de promover a saúde e o bem-estar físico, a prática do rugby também contribui para o desenvolvimento de valores como disciplina, trabalho em equipa, respeito ao próximo e perseverança, fundamentais para que os jovens possam construir um futuro promissor, anotou Gumende.
Por seu turno, o representante do Presidente da Comunidade Mahometana, Fernando Mafumo, disse que aquela agremiação se identificou com a causa da Escola Superior de Ciências do Desporto, de tal sorte que, quando tomou conhecimento, não hesitou em apoiar a iniciativa em alusão que, de certeza, trará esperança e novas oportunidades para a comunidade de Inhambane.
Os pronunciamentos dos representantes dos alunos, atletas, treinadores, professores, encarregados de educação, conselho de escola, direcção distrital e Governo provincial convergiram nos esforços e agradecimentos à UEM e Comunidade Mahometana pelo calor emprestado à comunidade local.
A cerimónia de homenagem à equipa de rugby de Inhambane decorreu sob o lema “Jogaremos por vocês nos nossos corações”, e teve lugar no dia 29 de Outubro, na Escola Secundária 18 de Novembro, na Maxixe, Inhambane.