Uma árvore por Machel
Em pleno 19 de Outubro, dia memorável para o país, o Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane viveu um momento simbólico, em homenagem ao legado do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel. A família Machel decidiu associar-se ao Campus Limpo – iniciativa da UEM que consiste em actividades de limpeza no Campus Principal – e, numa assentada, plantar 91 árvores, correspondentes à idade que Samora teria, se fosse vivo.
A família Machel, representada por Graça Machel, Samora Machel Júnior e outros membros, juntou-se assim a mais uma edição do Campus Limpo, Após plantar uma árvore, Graça Machel, explicou que a família decidiu se associar à maior instituição de ensino superior do país, para assinalar a passagem dos 38 anos da morte de Samora Machel, dando corpo a uma iniciativa que visa a preservação do meio ambiente.
Porque quem planta uma árvore, não a planta para si, mas o faz para as gerações vindouras, nós nos associamos a uma instituição para transformar uma dor em força plantando vidas, deixando um testemunho, deixando um legado para as futuras gerações, disse. Explicou que, ao aceitar plantar uma árvore, fê-lo de forma deliberada, não se tratou de mero protocolo, mas de afirmação da presença da família Machel na UEM, por considerar ser esta uma instituição de geração de novos saberes do qual dependem o desenvolvimento do país.
Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme, lembrou aos estudantes que foi Samora Machel quem atribuiu o nome Eduardo Mondlane à mais antiga instituição de ensino superior do país.
Para além do plantio de árvores, esta edição foi caracterizada pela inauguração do “Mural Campus Limpo”, uma iniciativa enquadrada nos esforços da UM e parceiros, visando consciencializar a comunidade universitária na preservação do ambiente.
As actividades contaram também com a presença da Marina Pachinuapa, uma conhecida combatente da luta de libertação nacional, entre outras figuras das áreas académica e da sociedade civil, ligados à preservação do meio ambiente.