UEM única moçambicana no Ranking Mundial
A Universidade Eduardo Mondlane está em plano de destaque no Ranking Mundial das Universidades, ao manter-se na mesma posição de 2024, entre as 1201 a 1500 universidades, numa série de cerca de 3000 instituições do ensino superior avaliadas. Na área do ensino, a pontuação alcançada é de 10.5, no ambiente de investigação, 9.0, nas publicações, 58.4, ligação entre universidade e indústria, 20.6 e, na internacionalização, alcançou a pontuação de 52.2, sendo que em cada área se exigia cifra de 100.
Comentando o Ranking, nesta Sexta-feira, o Director de Serviços de Documentação, Prof. Doutor Horácio Zimba, destacou o facto de a UEM ser a única universidade do país a participar deste Ranking.
“Olhando para o geral, estamos bem. Muitas vezes, estamos acima de outras universidades de África, América Latina, até de Portugal, em termos de classificação. O maior desafio tem a ver com a nossa forma de recolher dados. Precisamos de melhorar, obtendo informações fiáveis e necessárias para este fim. O uso de dados baseados em aproximações, por vezes, nos penaliza”, alertou.
O aumento do número de graduações foi também apontado como outro desafio, uma vez que se questiona a diferença entre o número de estudantes que ingressam na Universidade com o dos que concluem os cursos.
“O investimento, em termos de recursos financeiros para a grandeza da Universidade é também baixo, o que influencia no indicador. O mesmo acontece com a investigação, pois, o que relatamos como investimento para esta área, é considerado baixo”, acrescentou.