Investigadores avaliam qualidade da água na Albufeira de Cahora Bassa
Investigadores da Faculdade de Ciências da UEM estão envolvidos numa expedição científica que está a avaliar a qualidade da água na Albufeira de Cahora Bassa, em Tete.
Os trabalhos juntam, também, investigadores do “The Wilderness Project – Great Spine of Africa”, acção conjunta resultante do Memorando de Entendimento recentemente assinado entre a UEM e “The Wild Bird Foundation of America (WBFOA), visando a conservação dos rios de Moçambique e a sua biodiversidade, através da realização de acções baseadas na investigação científica e disseminadas globalmente, através de narrativas. A equipa da UEM é composta pelo Prof. Doutor Bernardo Muatinte e por um estudante do Curso de Mestrado em Biologia e Ecologia de Conservação.
Com esta excursão, pretende-se avaliar a qualidade química, física e microbiológica da água; a ocorrência e distribuição espacial das espécies de macroinvertebrados, insectos aquáticos e crustáceos, indicadores biológicos da qualidade da água, de crocodilos, hipopótamos, aves aquáticas e outros animais associados à água.
A expedição visa, também, avaliar o impacto recíproco das actividades humanas, tais como pescas, uso de diversos tipos de redes de pesca e a qualidade da água e fauna associada. Espera-se que os resultados destas pesquisas contribuam para a tomada de estratégias e acções para a melhoria da qualidade, conservação da água e fauna associada.