UEM lança Centro de Excelência em Sistemas Agroalimentares e Nutrição
O acto teve lugar, em Maputo, nesta Terça, durante a 13ª Conferência sobre Investigação Agrária e Sociedade.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, espera que o Centro de Excelência em Sistemas Agroalimentares e Nutrição possa trazer uma nova dinâmica nas actividades de pesquisa e inovação na área agroalimentar, com vista a responder aos desafios da agricultura no país e em África, em geral.
Para o governante, o Centro deve igualmente responder aos desafios de ensino superior em termos de formação, investigação, extensão e da governação do subsector do ensino superior.
A criação do Centro resulta das consultas ao nível governamental com diversos governos e academias em África, que tiveram como base as lacunas existentes ao nível da região, entre os quais sistemas agroalimentares e nutrição, análise de políticas agrárias e gestão de riscos agrários e lacunas nas mudanças climáticas.
O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino, está à disposição da academia nacional, através do Repositório Científico de Moçambique, para dar mais visibilidade das pesquisas que serão feitas pelo Centro.
O Director Regional do Banco Mundial para África Austral e Leste, Dr. Lain Shuker, entende que as transformações necessárias no sector agrícola em África requerem a melhoria das habilidades, tendo em conta as especificidades locais.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, destacou as principais actividades do Centro, entre as quais, contribuir, substancialmente, na transformação dos sistemas agroalimentares em Moçambique e em África, no geral, através da formação de recursos humanos altamente qualificadas ao nível de pós-graduação (mestrado e doutoramento) e na geração de resultados de pesquisa de alta qualidade, bem como no fortalecimento da pesquisa aplicada em sistemas agroalimentares, com vista a gerar tecnologias, inovações e recomendações de políticas agrárias sustentáveis para responder aos desafios atuais e futuros do sector agrário no país e na região.
O Centro de Excelência em Sistemas Agroalimentares e Nutrição iniciou as suas actividades, em 2022, e o seu Director, Prof. Doutor Rogério Chiulele, apontou algumas realizações como a atribuição de 131 bolsas de estudos no nível de mestrado e 50 de doutoramento.
Em cerca de dois anos, foram realizadas 137 mobilidades de docentes, investigadores e estudantes da pós-graduação para dentro e fora de Moçambique e publicados 40 artigos científicos, na sua maioria em co-autoria internacional em revistas com revisão de pares e indexadas na base Scopus. Cerca de 10 mil estudantes, quer nacionais quer provenientes de vários países africanos beneficiaram de cursos de curta duração em metodologias avançadas de pesquisa, análise de dados e redação científica.