“Teses e monografias devem reflectir soluções para problemas que enfermam o país”: afirma Alcido Nguenha
O antigo Ministro da Educação, Prof. Doutor Alcido Nguenha, entende que o país necessita de conhecimento científico útil, direccionado para solução dos problemas da nação, apontando que as teses e monografias de final de curso deviam reflectir sobre soluções para os diversos problemas que enfermam a sociedade. Sem essas premissas, esse conhecimento não serve aos interesses do país.
Para Nguenha, a universidade deve envolver-se na solução dos problemas reais da sociedade, tais como a problemática das cheias, a construção de estradas, entre outros, e que a pesquisa e a extensão universitária devem estar voltadas para as preocupações da sociedade porque é disso que as comunidades esperam de uma Universidade.
Nguenha falava, nesta Quarta-feira, no Campus principal da UEM, onde proferiu uma palestra por ocasião do dia 7 de Setembro, intitulada “Progressos e Desafios do Moçambique Contemporâneo”.
O orador defendeu a existência de jovens mais fortes, focados e comprometidos com a produção científica dentro da universidade, seguindo o exemplo do patrono da UEM, Eduardo Mondlane, que usou do seu conhecimento para organizar o povo para a conquista da independência do país. Todavia, entende que, hoje, não sendo necessário a luta pela independência política, é preciso defender o país, devido a existência de riquezas no subsolo, sendo necessário recorrer a capacidade científica interna para verificar o que está sendo explorado nas nossas terras.
“Se nós não conquistarmos a ciência e a tecnologia, continuarão a vir especialistas de outros países e nós só vamos olhar”, disse. Nesse âmbito, defende maior rigor na admissão de estudantes ao ensino superior, justificando que devem ser pessoas capazes de assumir os desafios do país. “Porque cabe aos jovens e estudantes universitários encontrarem soluções tal como aconteceu com os jovens do passado que lutaram para independência do país”, frisou.
Entre outras responsabilidades de relevo no país, o Prof. Doutor Alcido Nguenha foi Ministro da Educação entre 2000 e 2004.