Jornadas Científicas na ECA destacam o papel da transformação digital
Sob o tema “Ciência da Informação em tempos da transformação digital”, a Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), realiza, de 18 a 20 de Setembro, as Jornadas Científicas do Departamento de Ciência da Informação (CI).
As Jornadas Científicas abrem com uma série de webinários internacionais, em colaboração com o Grupo de Pesquisa Driade, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
A primeira sessão será conduzida pela Prof.ª Doutora Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, que apresentará o tema “Confiabilidade na preservação de dados em repositórios digitais”, com moderação do Prof. Doutor Horácio Zimba, docente da ECA e especialista em sistemas de informação e repositórios digitais. Em seguida, o webinário “Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Documentos” será apresentado pelo mestre Charlley Luz, um renomado pesquisador na área de inteligência artificial aplicada à gestão documental. O moderador desta sessão será o Mestre Alírio Rungo, também docente da ECA e especialista em gestão de arquivos e transformação digital.
No dia 19, o destaque será a colaboração com a Bravantic, uma das principais empresas de tecnologia da informação em Moçambique. A Bravantic tem sido fundamental na modernização da gestão documental, acolhendo estudantes do curso de Arquivística da UEM para estágio. A agenda do dia contempla uma palestra sobre a Transformação Digital e o Futuro da Gestão Documental e Arquivo, ministrada por Carlos Araújo.
As jornadas cientificas da ECA encerram a 20 de Setembro, com uma mesa-redonda sobre a empregabilidade e desafios do mercado de trabalho para profissionais da informação.