ESHTI debate sobre Empreendedorismo no Turismo em Inhambane
No âmbito dos esforços de desenvolvimento de empreendedorismo e inovação no sector de hotelaria e turismo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESTHI), em parceria com o Centro de Informática, organizou, há dias, uma Mesa Redonda sob o tema “Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Turismo em Inhambane”.
O evento tinha como objetivo refletir sobre os desafios e oportunidades existentes no sector de turismo, partindo da imagem actual do turismo em Moçambique, caracterizada pela fraca ligação entre os nichos de mercado/produtos que o país dispõe.
Nos nichos turísticos do país, nota-se que a preferência dos investidores é a faixa costeira, onde a natureza permite a realização de actividades de lazer, cuja matéria-prima está baseada na combinação de sol, praia e mar.
Em termos de procura, as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística – INE (2022) indicam que a estadia média de turistas nacionais e estrangeiros é de 2.4 dias, o gasto médio ronda os 125 dólares norte americanos por turista. Segundo um estudo do Banco de Moçambique (2023), “este gasto está bastante aquém das médias de USD 1014 por visitante, a nível mundial, USD 722 na África Austral e USD 549 em África, no geral”.
A ESHTI tem redobrado esforços para alteração dessas tendências que estão à margem daquilo que se espera do turismo em Moçambique.
Participaram na Mesa Redonda, entidades chave do ecossistema de turismo, nomeadamente a Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Inhambane, a Delegação de Inhambane da Câmara de Comércio de Moçambique e CTA, Conselhos Empresariais de Inhambane, Conselho Distrital da Juventude de Inhambane, Núcleo de Estudantes Universitários e outros órgãos juvenis formais e informais voltados ao empreendedorismo, como o Conselho Provincial de Juventude (CPJ), Associação para Empoderamento Juvenil (ASSOJ) e a Associação de Guias Turísticos e Transportadores.
Os palestrantes do evento apresentaram temas cruciais para geração de negócios. Momade Zainadine, Diretor Executivo da CA-Inovação, destacou os passos necessários para geração de negócios de sucesso, desde a idealização até a sua materialização. O Mestre Jamo Macanze, Director-adjunto do Centro de Informática (CIUEM) e da Incubadora de Negócios da UEM, partilhou a experiência de CIUEM que culminou com a criação de incubadora. Por seu turno, o Mestre Emídio Samuel, Director Provincial da Cultura e Turismo de Inhambane, enfatizou a necessidade de observância de aspectos legais.