Reitor da UEM no Fórum África – China
A convite da Northwest Agriculture University, localizada em Shaanxi, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, participou, em Pequim-China, entre os dias 5 e 6 de Setembro, no Fórum China-Africa.
Com uma agenda bastante carregada, o Reitor tomou parte, em particular, na Conferência Anual do Mecanismo de Cooperação do Consórcio das Universidades Chinesas e Africanas, na componente do diálogo de alto nível sobre a cooperação na educação e protecção da herança cultural: China – UNESCO – África. Pelo menos 100 Universidades do continente africano tomaram parte do evento.
Integrado no painel de discussão intitulado” Alinhamento e cooperação das políticas de educação na China e África na era digital”, Guilherme Júnior partilhou a visão da UEM sobre a digitalização e a cooperação com as universidades chinesas, em geral, e no contexto do funcionamento do instituto Confúcio na UEM.
Da China, o Reitor da UEM traz a garantia de oferta de bolsas de estudo para o doutoramento, na Northwest Agriculture University. Antes da conferência, no dia 4 de Setembro, o Reitor visitou esta Universidade do gigante do oriente, tendo mantido encontro com o Presidente da Universidade, Prof. WU Pute, acompanhado pelo seu Vice-Presidente e Directores de várias unidades.
No encontro, ficou o convite para a delegação daquela instituição visitar a UEM. Por sua vez, o Prof. WU Pute convidou a UEM a integrar a Organização de Cooperação Internacional para Investigação na Agricultura nas Zonas Áridas (ICOARAR).