Moçambique e Níger apostam na formação na área de petróleo e gás
A Universidade Eduardo Mondlane e a Escola de Minas, Indústria e Geologia, do Níger (EMIG) pretendem cooperar na formação pós-graduação de estudantes dos dois países na área de petróleo e gás. Com o efeito, as duas instituições assinaram, na Terça-feira, um memorando de entendimento que vai reger os termos do acordo, facilitar o desenvolvimento de relações e desenvolvimento de programas de pesquisa conjuntos.
À luz do acordo está prevista, brevemente, a vinda a Moçambique de dez estudantes do Níger para frequentarem o Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás, no Centro de Excelência em Estudos de Petróleo e Gás da UEM.
O memorando enquadra-se no propósito dos dois Estados (Moçambique e Níger), em fortalecer a amizade, visando a aspiração comum, mormente o desenvolvimento prioritário da educação e da investigação científica e no respeito pelo cultivo de talentos de alta qualidade.
Essencialmente, o memorando prevê a realização conjunta de pesquisa e actividades educacionais de interesse comum em diversas áreas; mobilidade estudantil como estágios, estudos no exterior, intercâmbio e bolsas; intercâmbio de docentes para pesquisas, palestras e discussões; participação e co-organização de palestras, reuniões, seminários, simpósios e conferências; e troca de materiais, publicações; entre outras.