Fiscais da Estação de Biologia Marítima de Inhaca capacitados em comunicação turística
Perto de trinta fiscais da Estacão de Biologia Marítima de Inhaca (EBMI), unidade orgânica da Faculdade de Ciências da Universidade Eduado Mondlane (UEM), foram capacitados em matéria de comunicação turística. A capacitação tinha por objectivo treinar os fiscais e o pessoal administrativo da EBMI sobre técnicas de comunicação ajustadas para o turismo, como forma de melhorar a articulação com os turistas que escalam a região de Inhaca, incluindo os outros actores envolvidos na cadeia de valor do turismo.
O Prof. Doutor José Dumbo, Director da Estação de Biologia Marítima de Inhaca, destacou a importância da capacitação, sublinhando que, a mesma, foi desenhada para dotar os fiscais de técnicas avançadas de comunicação, interacção e atendimento ao turista, elementos cruciais para a promoção do turismo sustentável na ilha. Segundo Dumbo, a capacitação enquadra-se nas acções de fortalecimento institucional levado a cabo pela instituição que dirige, considerando-a fundamental para a melhoria da experiência dos turistas e para assegurar que as práticas de conservação da biodiversidade sejam eficazmente comunicadas aos visitantes, no âmbito da gestão participativa do ecossistema local.
A capacitação, que durou duas semanas (de 19 a 30 de Agosto corrente), decorreu nas instalações da EBMI no Distrito Municipal KaNyaka e foi facilitada pelos docentes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da UEM, nomeadamente Delso Cossa, Pascal Nkula, Sinesio Mucoque e Zeca Tsamba, que abordaram temas como natureza do produto turístico e necessidade de comunicação, públicos e técnicas de atendimento, técnicas de comunicação eficaz e gestão de conflitos.
A capacitação também incluiu sessões práticas, onde os fiscais puderam simular situações reais de atendimento ao turista, permitindo aos participantes a aplicação imediata dos conceitos aprendidos e receberem feedback dos facilitadores para aprimorar suas técnicas de comunicação e de resolução de conflitos.
A formação foi concluída com a entrega de certificados aos participantes, cerimónia que contou com a presença de representantes da Faculdade de Ciências e da UEM, que ressaltaram a importância de continuar investindo na capacitação dos recursos humanos locais, para garantir a conservação sustentável e participativo da biodiversidade que jaz na Ilha de Inhaca.