Docentes da Faculdade de Filosofia lançam livro no Brasil
Os Mestres Pedro Cebola Mazi e Fernando José António, docentes e investigadores da Faculdade de Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), lançaram há dias, no Brasil, o livro “Conjecturas do Ensino Bilíngue em Moçambique”.
A obra examina a importância da língua no desenvolvimento cognitivo e propõe uma reflexão sobre a escolha das línguas no ensino. Os autores argumentam que a exclusividade do português, no início da escolarização, pode ser um obstáculo epistemológico significativo, interrompendo a continuidade dos valores socioculturais adquiridos em casa.
O livro oferece uma abordagem inovadora e inclusiva para o ensino bilíngue em Moçambique, adaptando o modelo actual às necessidades educacionais do país e promovendo a auto-estima, a interculturalidade e uma melhor compreensão dos conteúdos programáticos pelos alunos.
Para os autores, o livro representa uma contribuição para a valorização da pluridimensionalidade linguística moçambicana no processo de ensino e aprendizagem, enquanto elemento importante para a compreensão dos conteúdos programáticos.
“Trata-se de um contributo para a recuperação e recolocação das línguas moçambicanas na inclusão e coesão social, afirmação identitária e cultural, pressupostos para a consolidação da unidade nacional. Para a UEM, o livro é um contributo que os seus académicos dão à sociedade, em resposta ao desiderato de uma universidade de investigação, com vista a intensificar o debate sobre a massificação do ensino bilingue no país.” O livro sai sob chancela da editora brasileira Schreiben.