Antenas Starlink fortalecem conectividade nas escolas da UEM
O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) acaba de receber quatro antenas Starlink, doadas pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM). Esta doação, que inclui três antenas do tipo residencial e uma do tipo corporativa, visa melhorar significativamente a conectividade nas unidades académicas da UEM localizadas fora de Maputo.
As antenas serão instaladas na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI), na Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER), e na Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC). Além disso, uma antena corporativa já foi instalada na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira, reforçando a capacidade de acesso à internet de alta qualidade nessas instituições.
Esta iniciativa vem reforçar o contínuo esforço da UEM em promover a transformação digital nas suas escolas, proporcionando aos estudantes e docentes os recursos necessários para um ensino e pesquisa de qualidade, com foco na inclusão digital e no acesso à informação.
A parceria com o INCM visa apoiar, também, a modernização das infraestruturas tecnológicas das escolas da UEM, num contexto em que as unidades orgânicas da Universidade vão se equipando para enfrentar os desafios do ensino superior no contexto de um mundo cada vez mais digitalizado.
As novas antenas Starlink permitirão uma conectividade mais estável e veloz, essencial para a implementação de plataformas de ensino online, a realização de pesquisas colaborativas e o acesso à uma vasta gama de recursos digitais. Com esta melhoria, a UEM reforça o seu compromisso de oferecer uma educação de excelência, acessível e adaptada às necessidades do século XXI.