Em cinco anos: Governo atribui mais de 5 mil bolsas de estudo
No quinquénio preste a findar, o Governo da República de Moçambique atribuiu 5,180 bolsas de estudo, das quais 442 para o nível médio profissional, 3,632 Licenciatura, 745 Mestrado e 361 para o nível de doutoramento, uma acção que, no entender do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, contribuiu para o aumento do acesso ao ensino superior e preparação de quadros nacionais.
Para o ministro, o Governo tem envidado esforços para promover uma agenda de pesquisa nacional, apropriada para a comunidade académica e científica e voltada à resolução de problemas locais, através de consolidação de mecanismos de financiamento, promoção do desenvolvimento institucional e governação participativa.
“No âmbito do Fundo de Desenvolvimento Institucional, foram financiados um total de 71 projectos de instituições do ensino superior, tendo sido desembolsados cerca de 227,762,500.00MT. Este financiamento visa proporcionar apoio financeiro para o desenvolvimento das instituições nos domínios da capacitação e inovação para melhorar a qualidade e a relevância do ensino, através do reforço curricular, incluindo a expansão de programas de pós-graduação, da aplicação de meios para a melhoria do ensino-aprendizagem e da instalação de programas de estágios, em parceria com o sector produtivo”.
O governante falava esta Segunda-feira, no Campus Principal da UEM, durante a cerimónia de abertura do IV Conselho Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que decorria sob o lema “Conhecimento Científico e Inovação na Era Digital, Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável”.
Nivagara destacou que, no quadro da capacitação de docentes para o ensino híbrido ou inovação Educacional, foram formados, neste quinquénio e em todo o país, 321 docentes de instituições de ensino superior, que deverão disseminar os conhecimentos adquiridos junto aos seus pares.
“No âmbito da promoção da qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior em Moçambique, foram avaliados um total de 598 cursos e programas dos quais 537 foram acreditados. Relativamente à avaliação institucional, foram avaliadas 32 instituições de ensino superior, das quais 30 foram acreditadas, com o objectivo de alinhar as qualificações profissionais com as necessidades do mercado de trabalho”, referiu.
Daniel Nivagara acrescentou que o Governo estabeleceu, na sequência de um processo competitivo, quatro Centros de Referência em Qualidade e Qualificações do Ensino Superior nos seguintes locais: região sul, na cidade de Maputo, sediado na Universidade Eduardo Mondlane; no centro, concretamente na província de Tete, sediado no Instituto Superior Politécnico de Songo-ISPS, em Sofala, sediado na Universidade Licungo, e na região Norte, na província de Nampula, sediado na Universidade Rovuma.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que a pesquisa científica contribui directamente para o desenvolvimento sustentável do país, explicando que é através desta que se alimenta a inovação, extensão e a formação de quadros preparados para enfrentar as exigências do mercado de trabalho e de emprego.
“Vivemos numa era onde a inovação, impulsionada pelas tecnologias digitais, é uma realidade incontornável e, como tal, constitui uma oportunidade para a transformação das nossas sociedades. Deste modo, o avanço das tecnologias digitais não só nos oferece novas ferramentas para resolver problemas críticos de sustentabilidade, mas também nos permite projectar o futuro em áreas como a agricultura, a saúde, a educação e a indústria”, argumentou.
A UEM está fortemente comprometida em integrar as novas tecnologias nos seus curricula, na investigação e na extensão universitárias, garantindo que os graduados estejam preparados para liderar no século XXI, assegurou o Reitor.
“Assim, ao longo deste mês de Agosto, estamos a organizar a 4ª edição do evento denominado “Dia do Ensino com Recurso a Tecnologia” onde, entre vários temas, discutiremos o uso da Inteligência Artificial no Ensino-Aprendizagem. Iniciamos, igualmente, um ambicioso projecto de transformação digital da Universidade e, através desta, queremos liderar o processo em curso”, revelou.
O IV Conselho Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que contou com a presença do Secretário do Estado da Cidade de Maputo, serviu para a apresentação do balanço da matriz de indicadores do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, nas áreas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; divulgação dos resultados da implementação deste programa e apresentação de linhas estratégicas do próximo quinquénio de governação, referente aos anos de 2025 a 2029.