Dário Monteiro advoga combinação entre arte e ciência desportiva
O antigo jogador da selecção nacional de futebol (Mambas) e actual treinador do Brera FC de Tchumene, Dário Monteiro, defende que a arte do atleta moçambicano deve ser combinada com o esforço e ciência do futebol para se lograr sucesso, tanto colectivo como individual. A capacidade do atleta e rigor em campo são outros factores que adicionados à arte do atleta podem conduzir ao sucesso.
O ex-avançado do Grupo Desportivo Maputo, Mamelodi Sundowns, Académica de Coimbra entre outros emblemas ressalta que a ciência do futebol tem vindo a evoluir todos os dias, pelo que o talento e a arte do atleta apenas não bastam. “Jogar futebol requer exigência e compromisso. Todos os movimentos do atleta hoje são determinados pela ciência, e ela nos ensina o que fazer e não fazer para se ter uma carreira de sucesso.”
Segundo o treinador, é a ciência que disponibiliza todos os conteúdos do treino dos atletas, incluindo as abordagens tácticas, com inúmeras ideias sobre como jogar futebol. “Saber definir o que fazer em cada momento de jogo, pressionar alto e reagir a perda da bola, tudo isso hoje é definido pela ciência.”
Dário Monteiro orientou, esta semana, na Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE) uma palestra subordinada ao tema “Liderança e Gestão de uma Equipa de Futebol: Expectativas e Estratégias para o Sucesso”.
Disse que, no processo de liderar equipas de futebol, três aspectos destacam-se para uma boa liderança, nomeadamente o respeito, a disciplina e o rigor. “É importante haver respeito entre os atletas e destes com a equipa técnica para não comprometer resultados colectivos.”
Sobre a gestão de expectativas, Dário Monteiro, realçou a importância de uma comunicação simples e directa, recorrendo, se possível, a línguas alternativas, além da oficial, para fazer passar a mensagem.
Antes da palestra, foi assinado um memorando de entendimento entre a ESCIDE e a Federação Moçambicana de Patinagem, visando a ligação teoria-prática para a concessão de estágios a estudantes da ESICDE.