Novos livros para a “Brazão Mazula”
Os livros entregues, nesta Quinta-feira (15/08), cobrem vários temas de economia de desenvolvimento, incluindo tópicos desde transformação estrutural, o mercado de trabalho, transição energética, segurança social, protecção social, gestão de recursos naturais, indústria extrativa até o sistema internacional monetário.
A iniciativa é da UNU-WIDER e do Centro de Economia e Gestão da Faculdade de Economia. São, no total, doze exemplares de livros oferecidos à Biblioteca Central Brazão Mazula. Trata-se do Mozambique at a Fork in the Road – The Institutional Diagnostic Project, oferecido pelo CEEG, e 11 livros publicados pela United Nations University World Institute for Development Economics Research.
O livro “Mozambique at a Fork in the Road – The Institutional Diagnostic Project” foi publicado em Dezembro de 2023, pela Cambridge University Press e lançado, em Moçambique, no dia 20 de Março de 2024, no âmbito do programa Crescimento Inclusivo.
Após a recepção, o Director da Biblioteca Central Brazão Mazula, Prof. Doutor Horácio Zimba, referiu que a oferta vai ajudar a melhorar a disponibilidade de conteúdos recentes sobre Moçambique, que julga serem de maior valia para os processos de ensino e aprendizagem. “Percebemos que, essas obras, têm as versões digitais e pensamos que, desta maneira, conseguiremos fazer a disseminação mais abrangente ao nível da Universidade mas, também, podemos disseminar o conhecimento produzido para as comunidades internacionais.”
A representante da UNU-WIDER, Elina Penttinen, sublinhou que a missão da sua organização é contribuir para a inovação e o desenvolvimento, através do conhecimento e pesquisa, pois “são onze livros que cobrem vários temas desde transformação estrutural, indústrias em África, o papel da protecção social, entre outros. Esperamos que sejam uma mais valia para a Biblioteca e que inspirem mais pesquisas e análises em Moçambique.”
Por seu turno, o Director da Faculdade de Economia, Doutor Teles Huo, enquadra a oferta no âmbito da divulgação das actividades realizadas ao nível do Centro de Estudos de Economia e Gestão (CEEG), juntamente com os seus parceiros no âmbito do Programa de Crescimento Inclusivo e os parceiros tradicionais da iniciativa, a UNU-WIDER e a Universidade de Copenhaga.
“A pesquisa só tem validade quando é publicada e vista por outros para permitir que esses possam, a partir dela, inspirar-se para continuarem a fazer outras pesquisas, de forma a reflectirem e analisarem. Para isso, é preciso que a pesquisa não fique na gaveta e não há melhor sítio para ser publicada senão numa biblioteca”.