UEM e Tmcel assinam acordo de cedência de espaços
Trata-se de uma parcela de, aproximadamente, 50.539 metros quadrados, situada na Avenida de Moçambique, na Cidade de Maputo.
O espaço destina-se à construção de salas de aulas e de laboratórios para a Faculdade de Engenharia. O acordo, nesse sentido, foi rubricado, esta Quarta-feira, na sede da Tmcel, na capital do país.
O acordo, rubricado pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, e pelo Presidente da Comissão de Gestão da Tmcel, Mahomed Adamo Mussá, assegura que a Universidade não irá pagar qualquer contrapartida pela parcela, porém, os encargos ordinários, impostos ou taxas municipais de formalização são da responsabilidade da UEM.
Na ocasião da assinatura do memorando, o Reitor afirmou que o gesto da Tmcel constitui uma das melhores formas de assegurar a formação das pessoas que contribuem para o crescimento do país. “A academia tem uma responsabilidade e boa parte de quadros e colegas que servem este país sai da UEM. Quando o sector produtivo compreende e decide ser parte de formação dos quadros de que precisa, através da atribuição de bolsas e cedência de um espaço privilegiado para a construção de salas de aulas, está a acatar com a responsabilidade que tem com a sociedade”, disse.
Este não é o primeiro apoio concedido pelo sector produtivo à UEM. O Reitor lembrou que a Faculdade de Engenharia já beneficiou do apetrechamento de laboratórios e aquisição de materiais necessários para a melhoria da qualidade de formação.
Por seu turno, o representante da Tmcel destacou que este apoio constitui um acto simbólico e de enorme valor, a partir do momento que contribui para o desenvolvimento da sociedade, da investigação cientifica e do sistema de educação, em geral. “É o reconhecimento que damos à Universidade Eduardo Mondlane pelo papel que sempre teve de contribuir para o crescimento do país, através de formação de quadros”.