ECA na 36ª Conferência Mundial ISME
Dois docentes da Escola de Comunicaçao e Artes, Borges Gove e Timóteo Cuche, participam, de 28 de Julho a 2 de Agosto, na 36ª Conferência Mundial da ISME, na capital da Finlândia, Helsinki. ISME é uma organização profissional internacional (Internacional Society for Music Education) e, este ano, completa 70 anos de existência. A ISME reúne-se em conferência mundial uma vez em cada dois anos. A próxima (em 2026) terá lugar em Quebec, Canadá.
O Mestre Borges Gove é docente da ECA e membro da ISME, desde 2018, e participa, pela segunda vez, na conferência, sendo que,a primeira, foiem 2022. Em 2023, a ISME lançou um concurso para premeiar 10 projectos de acção e advocacia à educação musical, tendo como pano de fundo o lema do biénio (advocacia e sustentabilidade da música).
Gove foi um dos dois premiados em África, entre 40 concorrentes, através do Projecto “Uma Canção Para a Minha Escola”. O projecto foi criado em 2012, quando ainda era estudante, e juntou muitos colegas de então e a Faculdade da Educação. Neste evento de 2024, Borges Gove participou no Seminário de Pré-Conferência da Comissão de Investigação – uma das Comissões da ISME – na Cidade de Jyväskylä. Na capital Helsinki, onde decorre a conferência principal, o docente da ECA participou na recepção presidencial, à convite do presidente da ISME, num Painel de premiados onde, cada um, falou sobre o projecto para a audiência da conferência. A cerimónia de abertura contou com a participação de cerca de 1600 pessoas, de mais de 100 países.
O doutorando Timóteo Cuche participa pela primeira vez na conferência da ISME e fez duas apresentações. Em mobilidade no âmbito do seu doutoramento, Cuche teve o privilégio de estar em contacto com a UniArts, da Academia Sibelius, uma das maiores instituições de ensino e pesquisa em música do mundo, e que acolhe a 36ª Conferência da ISME. Cuche é candidato a Doutor pela Universidade de Aveiro, Portugal.