Docentes chamados a abraçar transformação institucional
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, exortou aos docentes e investigadores a abraçarem o processo de transformação institucional em curso, explicando que, as dificuldades que a Universidade, assim como as outras instituições do Estado, em geral, enfrentam, não podem deixar a classe desmoralizada.
A UEM enfrenta, actualmente, desafios que, ao mesmo tempo, são dificuldades do país, em geral, pelo que Manuel Guilherme Júnior convoca cada funcionário e colaborador a ser parte na busca de soluções. “A transformação é uma aposta e visão que só é possível se cada um de nós estiver envolvido. Obviamente, temos de resolver os problemas que existem, mas não todos ao mesmo tempo, por isso, não devemos ficar parados por causa de uma e outra dificuldade. Convido aos professores a serem optimistas e continuarem a trabalhar com energia, para a transformação”.
O Reitor fez este apelo, esta semana, no âmbito de encontros regulares de auscultação com os principais órgãos representativos da comunidade universitária, nomeadamente, Corpo Técnico Administrativo (CTA), estudantes, docentes e investigadores.
Os docentes e investigadores apresentaram dificuldades como a falta de fundo para a investigação, difícil progressão de carreiras e de contratação a tempo inteiro, resultantes do encerramento dos actos administrativos na função pública.
Nos encontros separados com os representantes do Corpo Técnico Administrativo e dos estudantes, foram igualmente citadas dificuldades como a falta de mais meios de transporte para a extensão de rotas, melhoria da qualidade de internet em algumas faculdades e residências de estudantes, entre outras preocupações.
“Pedimos maior atenção para a questão de horas extras, principalmente para motoristas que largam tardiamente o trabalho. Alguns recebiam este subsídio nos anos passados e, agora, isso já não acontece”, disse o representante do CTA, Carlos Froy.
Por sua vez, o Presidente da Associação dos Estudantes da UEM, Onório António, alertou para a necessidade da melhoria de qualidade de internet explorada pela classe estudantil, bem como dos serviços de primeiros socorros.