UEM e a Universidade de Trás-os-Montes fortalecem cooperação na investigação
A Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, (UTAD) Portugal, reafirmam a vontade de continuar a trabalhar conjuntamente na formação de quadros e no reforço da cooperação na área da investigação. Com o efeito, as duas instituições de ensino superior assinaram hoje (22.07), em Maputo, o respectivo Protocolo de Cooperação.
A duas instituições já cooperam em diversos domínios, com maior realce para a colaboração com a Faculdades de Letras e Ciências Sociais e a de Veterinária. O instrumento assinado pelo Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior e o Reitor da UTAD, Prof. Doutor Emídio Ferreira dos Santos Gomes, vai permitir o aprofundamento bem como o alargamento da cooperação para outras áreas no domínio científico.
Após o acto de assinatura, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que a instituição que dirige tem maior interesse na realização de projectos conjuntos de investigação e programas de doutoramento, atendendo para as áreas onde ainda exista maior escassez de quadros com o nível de doutoramento, nomeadamente, as áreas das ciências veterinárias e as ciências do desporto.
Por sua vez, o Reitor da UTAD garantiu que a sua instituição manifesta total abertura para cooperar com a UEM, partilhando a sua capacidade de investigação em vários domínios, incluindo em programas avançados de investigação.
Actualmente, cerca de 60 estudantes moçambicanos a frequentarem diversos cursos na UTAD.