ECA recebe novos violinos para as aulas de música
A F&F Eventos, uma agremiação do conceituado DJ Faya, ofereceu, nesta Quinta-feira, em Maputo, dez violinos e igual número de estantes para colocação da pauta musical. O objectivo é reforçar o processo de ensino e aprendizagem do curso de licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes da UEM (ECA). Os instrumentos poderão também ser usados para os ensaios e actuações da Orquestra da ECA.
O gesto enquadra-se nas celebrações dos 20 anos de carreira de DJ Faya e também da criação da Escola de Comunicação e Artes da UEM (ECA).
Após a recepção do equipamento, o Director da ECA, Prof. Doutor Eduardo Lichuge, explicou que o curso de música é bastante oneroso, devido a necessidade de aquisição de instrumentos para as aulas. Para Lichuge esta oferta vai ajudar a aliviar os encargos financeiros. Desta forma, mais estudantes terão acesso a mais um violino, para poderem desenvolver novas habilidades.
As conversações com o DJ Faya, segundo a fonte, iniciaram há cerca de dois anos, para materialização de vários projectos, entre os quais, a produção de uma exposição conjunta que aborde a música e os músicos. “Esse projecto está em cima da mesa e pode ser materializado a qualquer momento”, garantiu.
Na ocasião, Fayazi Amidi, mais conhecido por DJ Faya, disse que o gesto é uma contribuição para a cultura nacional, especificamente na garantia de formação de novos executores, de modo a melhorar a indústria cultural e musical do país. “A nossa ideia é tentar deixar um legado e ajudar a música moçambicana.”
A finalizar, Faya está a equacionar, juntamente com a ECA, o desenho de projectos com vista a impulsionar o crescimento da cultura moçambicana.