Reitor apela aos novos Directores à observação dos Estatutos da UEM
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou aos directores empossados a guiarem as suas actividades com base nos valores e princípios plasmados nos Estatutos da UEM, no Plano Estratégico e nos regulamentos das respectivas unidades orgânicas.
Lembrou que a UEM se encontra numa via sem retorno rumo à transformação em Universidade de Investigação, ao mesmo tempo que a capacidade de resiliência da instituição está em teste, face aos desafios dos últimos anos caracterizados por limitados recursos financeiros disponibilizados, via Orçamento do Estado.
Entretanto, para o Reitor, é nestes momentos que os líderes se destacam, pela sua capacidade de inspirar a reorganização e motivar os colegas no reaproveitamento das oportunidades criadas pela crise para criar soluções.
“Para o contexto que vivemos hoje, reclamar nunca será solução. Muito menos será solução sermos saudosistas e com isso cruzarmos os braços”, disse.
O Reitor referiu que espera dos Directores empossados, uma combinação entre a eficiência e a eficácia para que os liderados encontrem o conforto necessário, desenvolvam a confiança e se sintam motivados no alcance de objectivos comuns da unidade orgânica.
Chamou à atenção especial dos Directores para a responsabilidade de focar atenção especial no estímulo contínuo aos docentes, investigadores e aos profissionais dos serviços de apoio e, proporcionalmente, promover acções de recompensa, que podem ser em forma de treinamento, formações, elogios e organização de eventos de reconhecimento destacado, para além de premiações, melhoria das condições de trabalho e partilha de informações sobre os desafios e objectivos da unidade orgânica.
O Reitor fez estes apelos na manhã desta sexta-feira (05/07) no âmbito da cerimónia de tomada de posse de novos directores de faculdades e centros, nomeadamente Prof. Doutor Eduardo Chiziane, Faculdade de Direito; Prof. Doutor Teles Huo, Faculdade de Economia; e Mestre Adão Matimbe, Centro de Comunicação e Marketing.