Celebração do Dia Internacional da Função Pública: UEM reconhece melhores funcionários
Por ocasião do Dia Internacional da Função Pública, a UEM reconheceu, publicamente, 43 funcionários do Corpo Técnico e Administrativo de todas as unidades, pelo seu empenho e dedicação na prossecução dos objectivos da instituição.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, reconheceu que o país está a atravessar um contexto adverso decorrente da reforma em curso na gestão estratégica de recursos humanos do Estado, associadas às restrições orçamentais que não permitem efectuar promoções e novas contratações e num regime em que estão a acontecer as aposentações.
Entretanto, segundo o Reitor, o patamar que a UEM alcançou não foi obra do acaso, mas fruto da entrega abnegada de cada um no seu respectivo sector.
“E porque reconhecemos que são todos indispensável para o sucesso da instituição nos comprometemos, desde o início, a desencadear acções que contribuam para promover a valorização dos recursos humanos na instituição”, disse.
Para o Reitor, o reconhecimento constitui uma das formas de motivar e valorizar aos diferentes funcionários, contudo, admite que muito mais precisa ser feito, pelo que instou a Direcção de Recursos Humanos a ser mais criativa e actuante com acções que promovam o desenvolvimento, a estabilização, formação contínua e retenção dos melhores funcionários, procurando assegurar o bem-estar e a melhoria das condições profissionais e sociais dos cerca de 4.403 funcionários, dos quais 2728 são dos erviços profissionais, vulgo CTA.
Aos gestores das unidades, o Reitor insistiu que devem assumir com responsabilidade a avaliação de desempenho dos funcionários, a promoção da responsabilidade individual, a consolidação da cultura de planificação e a prestação de contas e implementação do quadro regulatório em vigor na Universidade.
Para o efeito, apela a que o sistema de gestão de desempenho na administração pública, em vigor, deve ser aplicado com rigor e isenção, para que haja justiça nos vários actos administrativos, incluindo o reconhecimento aos funcionários com melhor desempenho.
A celebração do Dia Internacional da Função Pública, assinalado no passado dia 23 de Junho, decorreu sob lema “Capacitar um serviço público centrado no cidadão para um século 21 inclusivo e próspero, em África, uma jornada de aprendizagem ao longo da vida e da transformação tecnológica”.