Reitor encoraja plantio de árvores nas escolas
A Universidade Eduardo Mondlane organizou, no último Sábado, em Maputo, uma actividade de plantio de árvores na Escola Primária de Coop, uma acção que visa a preservação e protecção do meio ambiente.
A iniciativa, que se enquadra nas celebrações da Semana do Meio Ambiente, e no âmbito do Projecto Campus Limpo, tem também por objectivo sensibilizar os alunos das escolas próximas da UEM sobre a necessidade de não destruir as árvores plantadas nos arredores da Universidade. No decorrer das actividades, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, exortou aos alunos desta escola que não destruíssem as árvores, alertando que o oxigénio e a alimentação consumida pelo homem provêm destas plantas.
“Se não tivermos árvores e um ambiente preservado, não teremos as condições que precisamos para viver de forma saudável, por isso, não podemos retirar as árvores aqui plantadas, caso contrário, ficaremos doentes e não poderemos continuar com os estudos e, consequentemente, não teremos doutores”
Apelou aos petizes que transmitissem a mensagem aos seus amigos e colegas que não estiveram no local das actividades de plantio de árvores, prometendo voltar num outro momento, para ver se a recomendação está a ser seguida.
Por sua vez, o Director da Escola, Marly Leviane, afirmou que a Universidade teve, de facto, uma boa iniciativa, argumentando que informa aos alunos sobre a importância das plantas, atribuindo, deste modo, a responsabilidade de protecção do meio ambiente.
“Nós, como escola, iremos procurar formas de envolver os alunos no cuidado destas plantas, para que possam crescer e trazer benefícios para a escola, como é o caso da garantia de sombra”, destacou.
Já, a nível do Campus Principal, as actividades de limpeza, no âmbito de Campus Limpo, decorreram sem sobressalto, e os parceiros da iniciativa reconheceram a importância das actividades de limpeza.
O representante do Standard Bank, Guerra Mandlate, falando em nome dos parceiros da iniciativa, referiu que o Campus Limpo “contribui para uma sociedade cada vez mais responsável, que contribui para o bem-estar do meio ambiente, através de plantio de árvores, recolha de resíduos sólidos, entre outras actividades”.