Face às dificuldades de emprego: Alumni da Faculdade de Ciências partilham suas experiências
Os Alumni da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane organizaram uma palestra, esta Quinta-feira, com o intuito de partilharem suas experiências, exortando estudantes desta unidade orgânica que cultivassem o espírito de trabalho em equipa e o pensamento crítico, habilidades que consideram cruciais na transição da academia para o mercado de trabalho.
A falta de experiência prática, aliada à maior concorrência, são outros factores apontadas pelos antigos estudantes como desafios comuns que os recém-formados enfrentam no mercado de emprego.
Na ocasião, o antigo estudante de Estatística, Mestre Rosário Betho, afirmou que há cada vez mais formados no país que não conseguem engrenar no mercado de emprego.
“Há quem consegue emprego ainda estando na carteira, mas, mesmo assim, há desafios comuns, precisamos de mudar certas posturas, o mercado exige a cultura organizacional. Na academia temos tido estudos individuais e, no trabalho, há também esse tipo de situações, mas o trabalho em equipa e boas habilidade de comunicação porque, ás vezes, temos boas ideias, mas não sabemos como transmitir”.
Reiterou que os estudantes precisam de desenvolver o pensamento crítico, sublinhando que o mercado de trabalho apresenta profissionais com diferentes áreas de conhecimento, sendo a crítica um elemento fundamental e, por vezes, usado para diferenciar as habilidades.
“Posso estar a discutir conhecimentos da Biologia ou Geologia sem, necessariamente, ter cursado estas áreas; o pensamento crítico ajuda-me a perceber a essência do debate e adquirir mais saberes”, exortou.
No mesmo contexto, Rudêncio Morais, ex-estudante de Geologia, relatou que teve oportunidade de emprego num contexto em que muitas empresas escalavam a universidade, destacando que, mesmo havendo habilidades cruciais, não há uma fórmula exacta para o acesso ao emprego.
“Alguém olha o que vocês fazem, por isso a qualidade e o amor pelo que fazem é importante para o sucesso. Temos que ser capazes de construir amizades que nos permitem estar numa sala de várias oportunidades”, aconselhou.
Por sua vez, Raquel Chissumba, ex-estudante de Biologia, referiu que os requisitos primários para o sucesso no mercado de emprego é muito trabalho e bom relacionamento com as pessoas próximas.
“As relações pessoais são fundamentais. Muitas vezes, quando estamos na Faculdade fazemos as coisas de forma individual e, já no mercado de emprego, a situação é bem diferente, há que pautar por trabalho em equipa”.
O director da Faculdade de Ciências, Prof. Doutor Daúd Jamal, disse que o evento serviu para orientar e inspirar os estudantes, mostrando que é possível após a formação entrar para o mercado de trabalho e que, com devido treinamento, podem ter carreira brilhante.
Para além da palestra, a Faculdade de Ciências da UEM organizou uma exposição dos seus produtos e serviços, com destaque para produtos alimentares produzidos pela comunidade estudantil e convidados.
O Dia do Alumni realiza-se anualmente no dia 14 de Junho, em todas as Faculdades e Escolas Superiores da UEM. A Comunidade Alumni da UEM é um espaço de congregação de várias gerações de graduados desta instituição para partilha e o conhecimento do perfil profissional de cada graduado. A iniciativa, que dura já há dez anos, tem como principal propósito congregar toda a comunidade de graduados, no cumprimento da missão e prossecução da visão da UEM.