Alumni destacam possibilidades da Comunidade no desenvolvimento da carreira profissional
A antiga estudante da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, Drª. Laila Chemane Chilemba, destacou o papel da comunidade Alumni no desenvolvimento da carreira profissional. A antiga estudante falava, na Quinta-feira (13/06), na FLCS, durante uma palestra intitulada “O papel da comunidade alumni da FLCS: possibilidades e desafios”, evento organizado pela Faculdade por ocasião das celebrações do Dia do Alumni.
A oradora, explicou que é na comunidade Alumni, onde se encontra outro tipo de formação que pode agregar valor àquilo que o graduado traz como bagagem académica da Universidade.
“É aquele investimento que fazemos em nós mesmos, pois há várias plataformas e comunidades Alumni que nos dão essa possibilidade; é importante que tenhamos a nossa formação, porém, é ainda melhor quando fazemos algo a mais. As pessoas têm que ter um foco e não podem fazer sozinhas e é para isso que a comunidade Alumni existe,” explicou.
Acrescentou, ainda, que ao longo da sua formação na FLCS, sempre buscou se juntar às pessoas que poderiam ensinar alguma coisa, e sobretudo, olhou para as oportunidades trazidas pelas mesmas para poder melhorar as suas capacidades, focada naquilo que acreditava que poderia fazer como contribuição para a sociedade.
Por sua vez, a Alumni Luísa Chicamisse, chamou atenção para necessidade de melhorar as valências, através de aprendizagem contínua para fazer frente aos diferentes desafios que a sociedade impõe.
“Temos que estar sempre conectados a esta rede Alumni e continuar unidos e engajados de modo a procurarmos fazer esta transformação, que é mudar a FLCS para uma Faculdade de investigação, então, penso que todos nós juntos podemos elevar ainda mais o nome da Universidade Eduardo Mondlane” afirmou.
Na ocasião, O Director da FLCS, Prof. Doutor Samuel Quive, apelou aos alumini a mobilizarem maior número de graduados para fazerem parte da comunidade. “Queremos poder contar com a comunidade Alumni, e queremos que estejam em vários domínios decisórios ao nível do nosso país, para que possam ajudar a universidade a realizar este grande objectivo que é de tornar a UEM em uma Universidade de Investigação e Extensão e, por isso, achamos que esta possibilidade de estar aqui com a comunidade poderá ajudar a abrir uma porta para que estas iniciativas possam ir longe”, disse.
A iniciativa Alumni, que completa 10 anos no dia 22 de Agosto, visa promover um espírito de colaboração entre os Alumni e a FLCS, bem como buscar novas formas de parceria para a implementação de projectos e iniciativas de desenvolvimento institucionais, nas áreas de ensino, investigação e extensão. O evento híbrido, contou com a participação de antigos estudantes de diversas áreas do conhecimento.