Reitor apela aos novos directores transparência e integridade
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou aos directores nacionais e respectivos adjuntos de faculdades, escolas e centros, recém-empossados, que respeitassem os valores de transparência, integridade e probidade durante as suas actividades de gestão, explicando que estes são princípios necessários para o alcance dos objectivos institucionais.
Explicou que, a prática de transparência nos actos institucionais, faz com que a Comunidade Universitária esteja envolvida na missão, visão, objectivos e metas da organização.
“O objecto, os fundamentos, os métodos e o fim último que pretendemos alcançar nunca serão meros desígnios individuais, mas de toda a Comunidade Universitária. O que estamos a tentar dizer é que a postura de integridade e observância da probidade, nada mais é do que a materialização dos valores plasmados nos Estatutos da UEM e no nosso Plano Estratégico”.
Destacou que os valores que informam a identidade colectiva não servem apenas para dizer o que a instituição é no plano formal, mas, também o que se faz de forma prática.
“Gostaríamos, pois, de deixar uma mensagem calara de que como gestores universitários não devemos pactuar com actos que se consubstanciam como desvio de normas, princípios e valores da UEM, muito particularmente com uma gestão descomprometida e, não poucas vezes, até danosa da nossa imagem pública”.
Aos directores cessantes, o Reitor expressou gratidão pelo profissionalismo, entrega e dedicação que demostraram ao longo do tempo em que estiveram na gestão, a vários níveis.
“O vosso trabalho será sempre merecedor do nosso maior apreço e gostaríamos de continuar a contar com a vossa nobre colaboração, emprestando a vossa experiência sempre que vos for solicitado em futuras missões na UEM”, anotou.
Na ocasião, os directores recém-empossados manifestaram o seu sentimento de agrado, prometendo seguir as orientações dadas, com vista ao alcance dos objectivos institucionais.