Funcionários consciencializados sobre a prevenção de diabetes
O Centro de Saúde da Universidade Eduardo Mondlane organizou, esta Quinta-feira, uma feira de saúde, evento que serviu para a consciencialização dos funcionários desta instituição de ensino superior sobre a necessidade de prevenção de doenças crónicas mais frequentes, nomeadamente, a diabetes millitus e a hipertensão arterial.
A iniciativa serviu, igualmente, para a realização de actividades de rastreio destas enfermidades, numa acção que se enquadra num dos objectivos principais do centro relativos à prestação de serviços de saúde e assistência médica à comunidade universitária, concorrendo assim para a melhoria da qualidade de vida destes.
Na ocasião, a Directora do Centro, Dr.ª. Eunice Jethá, disse que a escolha da diabetes e hipertensão arterial para o rastreio resultou de uma estatística feita a nível interno, demostrando que estas são as doenças mais atendidas no centro.
“Por isso, estamos a convidar a todos trabalhadores da UEM a fazerem o teste e, caso tenhamos algum parâmetro alterado, iremos incentivá-los a aderirem à consulta para a melhoria da sua qualidade de vida”, reiterou.
Por sua vez, os beneficiários da feira reconheceram a relevância do evento, assegurando que concorre para o melhor controlo de doenças crónicas, que dizimam a vida de milhares de moçambicanos.
“Nesta feira, procuro saber mais sobre o meu estado de saúde e, se o diagnóstico feito indicar uma doença, poderei melhor controlar”, disse Lurdes Cossa, funcionária afecta no Gabinete de Planificação.
No mesmo contexto, Júlio Nhachengo, também funcionário da UEM, apelou aos outros colegas que aderissem ao teste da diabetes e hipertensão arterial, explicando que se trata de uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida da comunidade universitária.