UEM acolhe a Reunião de Avaliação do Programa SIDA
A Universidade Eduardo Mondlane acolhe, desde Segunda-feira, a Reunião Anual de Avaliação de Actividades do Programa UEM – SIDA, uma iniciativa que visa, essencialmente, desenvolver capacidade para garantir, a curto e longo prazos, a qualidade de formação e de pesquisa, tanto a nível dos programas de investigação como na pós-graduação.
A reunião, que resulta da cooperação bilateral entre a Universidade e a Embaixada da Suécia, tem igualmente a ver com a avaliação das actividades referentes ao ano 2023, permitindo a revisão do curso dos trabalhos, tendo em conta aos desafios e constrangimentos verificados na implementação do Programa.
“Ė importante dizer que o programa está na sua fase de extensão, o que significa que podia ter terminado em Dezembro do ano 2022, mas isso não aconteceu, porque houve atrasos relacionados com vários factores, com destaque para a Covid-19. A pandemia que fez com que os estudantes não fossem devidamente ao campo para a realização das suas pesquisas e, por conta disso, foi acordada a extensão por mais dois anos”, disse o Director de Cooperação, Prof. Doutor Manuel Chenene.
O Director de Cooperação afirmou que, olhando para os sucessos alcançados na implementação do Programa, precisa-se de mais um ano, para permitir que os estudantes de doutoramento consigam terminar os seus compromissos de formação.
“Esta cooperação é muito importante para a Universidade, pois o volume de financiamento é o maior em relação a todas colaborações que a UEM tem com os outros países e, neste âmbito, estamos a formar cerca de 100 doutores desta e de outras instituições públicas. Temos, igualmente, cerca de 150 estudantes de mestrado, que contam com este financiamento”.
Assegurou que o Programa, para além de suportar a formação de quadros da UEM, tem também apoiado a compra de vários equipamentos laboratoriais, necessários para o funcionamento normal desta instituição de ensino superior.
Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, reconheceu a importância da cooperação bilateral entre a Universidade e o Governo da Suécia, destacando o apoio que o programa tem dado que, no seu entendimento, contribui na formação de quadros desta instituição de ensino superior a nível de mestrado e de doutoramento, bem como na implementação de novos cursos.
O Programa UEM – SIDA apresenta três objectivos estratégicos, nomeadamente melhorar a qualidade dos programas/cursos de pós-graduação/investigação, melhorar a qualidade do ambiente de investigação institucional e fortalecer a capacidade institucional da UEM para desenvolver, gerir e melhorar continuamente o seu sistema de GQ.