Para conclusão do curso em tempo útil: Reitor apela aos estudantes de filosofia para maior dedicação
O Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, exortou aos estudantes do curso de Filosofia maior empenho e dedicação, explicando que é imperioso a conclusão da formação em tempo recomendável, para dar espaço aos outros jovens que queiram estudar nesta instituição de ensino superior.
Afirmou que a existência de maior número de estudantes que não concluem o curso em tempo útil compromete o número de vagas que a instituição disponibiliza anualmente, sendo, por isso que, por vezes, a Universidade disponibiliza poucas oportunidades para novos ingressos.
“Se for um estudante bolseiro, a situação piora porque se torna difícil auto-sustentar-se. Mesmo não sendo bolseiro, se não termina a formação em tempo útil, aquela vaga já não podemos abrir para uma outra pessoa ser admitida para estudar. O que estou a tentar dizer é que, como jovens, devem se concentrar em terminar a vossa formação que é muito importante para vocês, para os vossos encarregados de educação e para a sociedade em geral”.
O Reitor falava, recentemente, no Campus Principal, por ocasião da visita à Faculdade de Filosofia, visando inteirar-se das actuais dificuldades e desafios que esta unidade orgânica enfrenta.
Disse ainda que não espera a falta de ética e valores num estudante do curso de filosofia, explicando que o saber ser e estar é importante não só na academia como também no local de trabalho, onde cada estudante estará futuramente a exercer a profissão.
“Ao longo deste processo de formação, vocês terão desafios e já estão a tê-los. Ė muito importante saber como abordar estes desafios na instituição, usando mecanismos disponíveis e isso é saber ser/estar, uma visão que devem transportar para a vossa vida pessoal e, sobretudo, aqui na academia”, apelou.
Acrescentou que a Universidade tem iniciativas que requerem a participação dos estudantes, dando exemplo de “Campus Limpo” que, no seu entendimento, é uma actividade da preservação do meio ambiente que requer também maior envolvimento dos estudantes desta Faculdade.
“A vossa presença na Universidade deve também servir para fortalecer os vossos valores, contribuindo para o crescimento da instituição que vos forma. Não sejam egoístas ao ponto de apenas buscarem conhecimento e não darem a vossa contribuição”.
Por sua vez, o Director da Faculdade de Filosofia, Prof. Doutor José Blaude, falou das actividades que a Direcção tem levado a cabo para o crescimento da instituição, com destaque para o incentivo à investigação tanto por parte dos estudantes como para docentes.
“Eles têm publicado livros, o que é bom, tendo em conta que a nossa visão é sermos uma referência na formação de filósofos em Moçambique. Temos transmitido aos estudantes como é a vida da universidade e no país, por isso que eles têm uma visão sobre a situação económica de Moçambique”, assegurou.