Dário Monteiro defende a promoção do futebol feminino
A antiga estrela da selecção nacional de futebol, Dário Monteiro, defende a necessidade de se promover, ainda mais, o futebol feminino, argumentando que já é tempo de experimentar a qualificação no campeonato mundial do género.
O ex-jogador dos “Mambas” afirmou que, nas escolas nacionais, existem muitas meninas com talento para jogar futebol e que precisam de um pequeno investimento como incentivo para abraçar a carreira.
“Temos que colocar material desportivo nas escolas para incentivar a prática do futebol feminino. Aí vamos descobrir, por exemplo, que temos 20 meninas de 13 anos de idade com talento para aprender a jogar profissionalmente. Nos bairros, joga-se a bola e não futebol, daí que é preciso aprender certas directrizes de como se joga bom futebol”, disse.
Dário Monteiro falava, recentemente, no Campus Principal, durante uma palestra subordina ao tema “O ABC da Comunicação Organizacional: Caso da Black Bulls”, organizada pelo Núcleo de Estudantes da Escola Superior de Ciências de Desporto da UEM.
Afirmou que pode ser mais fácil qualificarmo-nos ao mundial com a equipa feminina do que com masculina, tal como tem sido nas outras modalidades desportivas, o que, no seu entendimento, justifica a necessidade de se apostar no Futebol Feminino.
Por sua vez, o Director de Comunicação da Black Bulls, Nuno Sousa, defendeu que as universidades têm também um papel crucial na promoção do desporto, particularmente do futebol feminino, reiterando que há muito talento que pode surgir de uma instituição como é o caso da ESCIDE.
“Agora, as escolas são também importantes porque alguns professores de educação física, apaixonados pela modalidade, pertencem a clubes. Muitas vezes, o que fazem é relatar aos treinadores que viram um ou dois jugadores que podem ter talento para o futebol profissional”, alertou.