UEM Inaugura Centro da Língua Portuguesa
A Universidade Eduardo Mondlane inaugurou, nesta Segunda feira (01/04), o Centro da Língua Portuguesa, uma unidade que visa desenvolver programas de ensino de fórum cultural bem como leccionar cursos de Língua Portuguesa.
Na ocasião, o Director do Centro, Prof. Doutor Nelson Ernesto, disse que a unidade irá promover a formação especializada de docentes de língua portuguesa e das culturas da CPLP. Irá, igualmente, formar docentes e professores de língua portuguesa, para leccionarem nas instituições de ensino superior e médio, dos estados membros da SADC,” disse.
A presidente do Instituto Camões, Dra. Ana Paula Fernandes, disse que se deve aproveitar o Centro para trazer o conhecimento da língua que se fala em Moçambique e da língua escrita por moçambicanos para Portugal e outros hemisférios da CPLP e do mundo, reconhecendo, assim, o papel da universidade na promoção da língua portuguesa.
“Nós temos algumas cátedras que já dão luz e reconhecem o valor de escritores moçambicanos, e também reconhecemos o papel que a UEM tem feito de criar dicionários, partilha de conhecimento de língua portuguesa”, reconheceu.
A Presidente do Conselho Directivo do Camões I.P, Dra. Ana Paula Fernandes, reconheceu o papel que a UEM tem desempenhado na criação de dicionários e na partilha de conhecimentos na língua portuguesa, afirmando que língua portuguesa, com mais de 260 milhões de falantes, tem dimensões e declinações que devem ser estudadas não apenas a partir de escritores portugueses, mas também de escritores e pensadores moçambicanos.
Segundo ela, não se pode apostar em investigação e conhecimentos sem alunos e sem professores, pelo que, acarinhou os estudantes que dedicam o seu tempo e energia a estudar a língua portuguesa e a promove-la e através dela ganharem prémios escrevendo em português
Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, apelou que o Centro fosse uma instituição que contribui para a materialização da missão de inovação e extensão universitária, abrindo espaço para a capacitação e treinamento dos professores secundários em Moçambique, “incluindo para melhor capacitação dos futuros leitores de língua portuguesa, na região subsaariana de África, com o envolvimento dos nossos docentes, estudantes, particularmente os da pós-graduação”.
O evento contou com a participação do Embaixador de Portugal acreditado em Moçambique, quadros da Embaixada de Portugal, docentes, estudantes e CTA da FLCS, dentre outros convidados. O evento foi ainda marcado pela assinatura do Protocolo de Cooperação, entre a UEM e Instituto Camões, que visa promover a língua Portuguesa.