“Meu sonho é criar inovações que vão ajudar no desenvolvimento sustentável do nosso país”
Isac Munguambe, estudante de Engenharia Informática
Isac Munguambe, 23 anos de idade, natural da cidade de Maputo, é estudante do 4° ano do curso licenciatura em Engenharia Informática, na Faculdade de Engenharia. É apaixonado pela área que escolheu, mormente no campo de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e plataformas web.
Actualmente, desenvolve um projecto de um aplicativo para a criação de laboratórios virtuais de física, nomeado como FizixAR.
O seu maior sonho, após o curso é dedicar-se, de forma exclusiva, à criação de inovações que ajudem no desenvolvimento sustentável do país.
O que te levou a escolher o curso de Engenharia Informática?
Eu sempre gostei de informática. Acompanhava o movimento das iniciativas tecnológicas em outros países e percebi haver, em Moçambique, muito espaço para inovações nessa área, para ajudar a resolver certos problemas. Esse é o principal motivo que me levou a escolher este curso.
Está feliz? Encontrou na UEM o que queria?
Sim, encontrei muito conhecimento e muitas oportunidades para realizar várias coisas. Estou muito feliz.
Actualmente, está a desenvolver um aplicativo para a criação de laboratórios virtuais de física. Fale-nos desse projecto.
Trata-se de um aplicativo móvel inovador que utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada para a realização de laboratórios de física. O objectivo principal deste aplicativo é proporcionar aos alunos do ensino geral, uma experiência prática e imersiva no estudo da electrodinâmica, permitindo a simulação de experimentos num ambiente virtual. Esse aplicativo tem um grande potencial de aplicação, pois se adequa à realidade das condições das escolas públicas de de Moçambique, que não têm laboratórios de física e se têm laboratórios não estão bem equipados e em condições.
Como é que é feito?
A metodologia adoptada para o desenvolvimento do aplicativo envolveu a combinação de recursos de Realidade Aumentada, visualização 3D, interactividade e personificação de parâmetros para criar um ambiente virtual que simula laboratórios de física. O aplicativo permite que os estudantes manipulem objectos virtuais, realizem medições e análises de dados, criem qualquer combinação de circuitos que o aluno desejar e explorem conceitos físicos de maneira virtual, atraente e envolvente.
Que vantagem apresenta esse aplicativo em relação aos laboratórios tradicionais?
O uso da realidade aumentada em laboratórios de física oferece uma abordagem inovadora e eficaz para a aprendizagem imersiva, sendo assim, oferece uma opção economicamente viável para as escolas públicas, evitando, assim, a necessidade de investir em laboratórios físicos dispendiosos. O aplicativo proporciona uma experiência prática semelhante aos laboratórios tradicionais, mas com a vantagem de permitir a visualização em 3D, a interação e a manipulação de objectos virtuais. Isso possibilita aos estudantes explorar conceitos complexos de forma mais acessível e intuitiva.
Este projecto destaca a importância da integração da tecnologia de realidade aumentada na educação em ciências, especialmente no ensino de física. Através de aplicativos como este, os professores podem explorar novas abordagens pedagógicas, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos alunos e preparando-os melhor para os desafios científicos do mundo atual.
Em que fase de desenvolvimento está o projecto?
Até agora, fiz vários ensaios e o aplicativo está funcional. Falta a fase de implementação e refinamento de certas funcionalidades. Pelo escopo do projecto, esta fase irá requerer componentes que, devido à sua complexidade, precisam de algum financiamento para a sua aquisição. Depois desta fase, será aplicação prática nas escolas, que será a fase experimental.
O que o país pode esperar de ti após a formação?
Fora o desenvolvimento deste aplicativo, tenho outras duas ideias focadas na área de educação e impacto social, que utilizam a mesma tecnologia utilizada no projecto em questão. Após a formação, o meu objectivo é o que me levou a escolher este curso, que é criar inovações que vão ajudar no desenvolvimento sustentável do nosso país, utilizando as tecnologias de informação.
O que tens a dizer aos jovens que gostariam de abraçar a área de desenvolvimento de aplicações?
Dizer que no, país. existem várias oportunidades a serem exploradas, utilizando tecnologias de informação como, por exemplo, o aplicativo que estou a desenvolver. É uma lacuna que realmente existe e que pode ser explorada. Ainda há muito espaço para desenvolvimento de várias inovações.
Como é que avalia o ambiente de investigação ao nível da Faculdade?
É bom, mas creio que pode ser melhorado. A Universidade tem docentes empenhados em desenvolver espírito de investigação aos estudantes.